Lobos são bichos ferozes. Coelhos são animais mansos. Um devora carne, outro mastiga grama. Um é feroz, outro inofensivo.
Seria difícil imaginar um lobo e um coelho brincando juntos. Ou jogando bola num mesmo time. Ou mesmo de mãos dadas, caminhando pela floresta, como bons amigos.
Difícil, mas exatamente o que acontece em "Lolô", obra infantil do ilustrador e escritor egípcio Grégoire Solotareff lançado pela editora Companhia das Letrinhas.
O livro narra a história de amizade entre um lobinho chamado Lolô e um coelhinho chamado Tom. Até se conhecerem, Lolô nunca tinha visto um coelho. Tom também nunca tinha visto um lobo pela frente.
As diferenças entre eles não se apresentam como empecilho para a amizade e a convivência. Todas as brincadeiras seguem divertidas até que aparece uma pautada pelo medo. Uma brincadeira de provocar sustos chamada Medo-de-Lobo e Medo-de-Coelho.
Na hora de brincar de Medo-de-Coelho, Lolô não sente nenhum medo. Mas na hora de brincar de Medo-de-Lobo, Tom fica apavorado, completamente assustado.
Aquilo que seria apenas diversão torna-se um drama. O medo de Tom torna-se maior do que a amizade. E Lolô parte numa jornada para entender o que o amigo realmente sente. A busca de saber o que é sentir medo de lobos.
Grégoire Solotareff cria, com simplicidade, uma história sobre a necessidade de se colocar na pele do outro para entender o que o outro sente. Não apenas ver as coisas partir da perspectiva do próximo, mas também sentir que o outro sente. Provocar medo e sentir medo.

Serviço:
"Lolô"
Autor – Grégoire Solotareff
Editora – Companhia das Letrinhas
Tradução – Michaela Nanni
Páginas – 32 (capa dura)
Quanto – R$ 33