Segundo a lenda, quando era criança, o escritor Hans Christian Andersen (1805 – 1875), ouviu a profecia de uma cigana. Ao ler a mão do garoto pobre, a mulher viu um futuro grandioso. As linhas das mãos diziam que ele seria um artista famoso, conhecido em todo o mundo.
A profecia, que se tornaria realidade, se mistura com o universo dos contos de fadas criado pelo próprio Andersen. Seus contos não falam apenas de reis e princesas, de príncipes e rainhas, também fala de pessoas humildes, de figuras marginalizadas, de crianças pobres e frágeis.
Alguns desses contos, povoados por pessoas humildes, são recontados por Katia Canton em "Minimaginário de Andersen", livro lançado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Salmo Dansa. A obra reúne sete clássicas histórias do escritor dinamarquês, entre elas "Soldadinho de Chumbo", "Patinho Feio", "A Pequena Sereia", "Polegarzinha", "O Rouxinol" e "A Pequena Vendedora de Fósforos".
Hans Christian Andersen é considerado o autor que modernizou os contos de fadas. Não apenas utilizou os contos populares de tradição oral, mas criou histórias inéditas inspiradas em sua própria vida.
Um dos destaques de "Minimaginário de Andersen" está nas ilustrações de Salmo Dansa. O material utilizado para a criação das imagens são elementos dos próprios contos. Cascas de ovos, por exemplo, são utilizados em "Patinho Feio". Palitos de fósforos são utilizados em "A Pequena Vendedora de Fósforos", fita cassete aparece em "Rouxinol" e latas de sardinha em "Pequena Sereia". O resultado é encantador.

SERVIÇO
"Minimaginário de Andersen"
Autor – Katia Canton
Ilustrações – Salmo Dansa
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 190 (capa dura)
Quanto – R$ 43