Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Brincadeiras do sertão
| Foto: Fotos: Reprodução



Criança é criança em qualquer lugar do Brasil. Seja nas montanhas da Canastra, nos pampas do Rio Grande, no vale do São Francisco, na floresta do Xingu ou no sertão do Cariri. Criança brinca em qualquer lugar.
A documentarista Gabriela Romeu desenvolveu o projeto de inventariar a infância em regiões longe dos grandes urbanos brasileiros. Além de documentários, ela preparou uma série de livros para registrar a infância brasileira das mais variadas regiões do interior do país.
O primeiro volume, "Terra de Cabinha", acaba de ser lançado pela editora Peirópolis com fotografias de Samuel Macedo e ilustrações de Sandra Jávera.
A obra trás um inventário que reúne brincadeiras, brinquedos, histórias, adivinhas, cantorias e tradições das crianças que vivem no sertão do semiárido brasileiro. A região escolhida foi o sertão do Cariri que abrange quatro Estados (Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba).
Gabriela Romeu percorreu a região ao longo de anos para realizar um documentário sobre a infância da criança do semiárido brasileiro. "Terra de Cabinha" é fruto dessa experiência, um inventário que reúne brincadeiras, brinquedos, histórias, adivinhas e cantorias tradicionais das crianças que vivem no sertão do Cariri.
O próprio termo "cabinha" do título representa o regionalismo. Tudo começa com o termo "cabra da peste" utilizada para designar os cangaceiros como homens valentes. Com o tempo, e incorporado no vocabulário oral, o jeito do povo falar "cabra" virou "caba". E para nomear as crianças do sertão do Cariri a população passou a utilizar o diminutivo "cabinha".
As brincadeiras de meninos e meninas da região estão relacionadas à própria natureza do lugar, elementos culturais e religiosos. Entre elas estão jogar pião, escorregar de capenga, caçar fulorzinha, vestir careta, futebol de vidrinho, fazer peteca, fabricar dinherim, vaquejada de pneu, cavalo de pau, pular trancelim, brincar de macaca e outras coisas mais.
A autora também retrata algumas as histórias de assombração (chamadas de "malassombro") que as crianças gostam de ouvir das avós antes do dormir. Uma delas retrata a peripécias da Caboclinha da Menininha, também conhecida como Maria Fulorzinha. São figuras folclóricas, crianças indígenas não batizadas que podem até parecerem fadas, mas são almas penadas capazes de sustos e assombros
"Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão" revela que o universo lúdico faz parte do território ou região em que as crianças vivem e crescem. E que a etnografia desse universo, num país inundado de diversidade cultural, pode comportar uma riqueza nem visível.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Brincadeiras do sertão



Serviço:
"Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão"
Autor – Gabriela Romeu
Fotografias – Samuel Macedo
Ilustrações – Sandra Jávera
Editora – Peirópolis
Páginas – 96
Quanto – R$ 52