"Os adultos são assim mesmo. Não tão nem aí pra gente. Sabe, cara, eu acho que nunca vou querer virar adulto. Prefiro morrer jovem do que virar um idiota. Os adultos são uns idiotas."
Esse pensamento é o argumento de um dos personagens de "Apenas Tiago", romance juvenil do escritor gaúcho Caio Riter publicado pela editora Positivo. Um argumento que revela o descrédito nas condutas que os adultos pregam, mas não colocam em prática.
Com ilustrações de Pedro Franz, a obra narra a história de Tiago, um adolescente abandonado pelos pais. Criado pela tia como um filho, experimenta uma grande desilusão com o mundo dos adultos ao descobrir que vive cercado de mentiras. Seus pais não se mudaram para outro país, como a tia conta, para tentar uma vida melhor. Na verdade sua mãe o abandonou para correr mundo e o pai cumpre pena numa penitenciária por assassinato.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - A rebeldia da decepção



Em nome do amor, a tia procura proteger Tiago da triste verdade. Os problemas começam quando o rapaz começa a se rebelar contra todo tipo de mentira e falsidade do mundo adulto. De uma hora para outra, abandona os livros e a escola para se envolver com o mundo do crime
Na companhia de jovens marginais, passa a viver de pequenos furtos e roubos. Em pouco tempo acaba num centro de recuperação de adolescentes em conflito com a lei. Nesse lugar tem tempo para colocar a cabeça no lugar e enxergar as coisas com maior compreensão.
"Apenas Tiago" é uma obra realista, mas não possui um fiel compromisso com a veracidade. Segue o mesmo padrão de outras dezenas de romances juvenis da literatura brasileira paradidática que trabalham como o tema. A diferença está no autor utilizar uma narrativa fragmentada, sem compromisso com a ordem cronológica dos fatos, característica da linguagem contemporânea.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - A rebeldia da decepção



Serviço:
"Apenas Tiago"
Autor – Caio Riter
Ilustração – Pedro Franz
Editora – Positivo
Páginas – 112
Quanto – R$ 44,30