Imagem ilustrativa da imagem Kinoclube volta às origens
| Foto: Fotos: Divulgação



A Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) está voltando às origens. Quatorze anos após iniciar as atividades como um cineclube, a entidade retoma o formato original e no mesmo local onde foi lançada, a casinha do Bar Valentino. O Kinoblube terá novamente edições semanais a partir desta terça-feira (30), às 20 horas, com a exibição de três produções que foram premiados na 18ª edição do Festival Kinoarte de Cinema nas competitivas Local, Regional e Nacional de curtas-metragens.

"Quando criamos a Kinoarte, nossa única atividade era exibir filmes ainda em VHS todas as semanas na casinha do Bar Valentino que naquela época ainda funcionava na avenida Bandeirantes. Com o passar do tempo criamos o Festival Kinoarte de Cinema e montamos uma sede própria que durante cerca de oito anos funcionou em uma chácara localizada próximo à UEL. Como deixamos de contar com apoio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), tivemos que entregar o local no início de 2017. Com essa mudança conseguimos retomar nossa antiga parceria com o bar e estamos felizes com esse recomeço", afirma Bruno Gehring, um dos diretores da Kinoarte.

Imagem ilustrativa da imagem Kinoclube volta às origens



Para a primeira sessão da retomada do Kinoclube foram selecionados três curtas-metragens que fizeram parte da programação da edição 2016 do Festival Kinoarte de Cinema. "Exibiremos os curtas-metragens que foram premiados nas competitivas do festival no ano passado: 'Pelourinho', que foi vencedor na categoria Local; 'Lobo', que ganhou a categoria Paranaense; e o 'O Delírio é a Redenção dos Aflitos', premiado na categoria Nacional", informa Gehring.

Dirigido por Camila Yoshida e Felipe Pauluk, "Pelourinho" é dividido em três capítulos. O curta é um espetáculo que vaga entre o lirismo, o som e o sentimento. A produção narra a história de três personagens. Antunes é um michê oportunista, Roma sangra o coração sobre um dia tedioso de solidão e Justine vive um amor único e simples. "Lobo" tem direção do paranaense Thiago Busse e conta a trajetória de um homem que não sabe contar o tempo. Já o "Delírio é a Redenção dos Aflitos" tem como personagem Raquel, moradora de um prédio-caixão, condenado por risco de desabamento. Última residente a permanecer no edifício, ela precisa se mudar o quanto antes para garantir a segurança de sua família. O curta é assinado pelo pernambucano Fellipe Fernandes.

Imagem ilustrativa da imagem Kinoclube volta às origens
"Delírio é a Redenção dos Aflitos", de Fellipe Fernandes, "Lobo", de Thiago Busse e "Pelourinho", de Camila Yoshida e Felipe Pauluck serão exibidos neste terça-feira: todos os filmes foram premiados no Festival Kinoarte de Cinema de 2016



A programação das próximas edições do Kinoclube contemplarão tanto filmes inscritos no Festival Kinoarte quanto curtas-metragens que participaram de outros eventos cinematográficos do País. "Recebemos cerca de 500 inscrições de curtas-metragens todos os anos pelo Festival Kinoarte. Deste total selecionamos aproximadamente 30 títulos que participam das competitivas do evento. Exibiremos algumas destas produções e já firmamos parcerias com a Mostra do Filme Livre, que é um grande festival realizado no Rio de Janeiro, além de outros eventos da área", informa o diretor da Kinoarte.

Serviço:
Sessão Kinoclube
Quando – terça-feira (30), às 20 horas
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Entrada gratuita