Raphael Südan:"O fato interessante sobre improvisação é que a audiência, de alguma forma, faz parte da música"
Raphael Südan:"O fato interessante sobre improvisação é que a audiência, de alguma forma, faz parte da música" | Foto: Divulgação


Nesta quinta-feira (20), véspera do feriado, o público londrinense terá a oportunidade de assistir a um show de alta qualidade, com improvisação livre, música contemporânea de concerto e muito jazz. E o melhor: tudo isso, gratuitamente. No palco estarão o pianista suíço Raphael Südan, um mestre da improvisação, premiado em várias competições internacionais, e os músicos londrinenses do Armila e Mut657, grupos pertencentes ao CLIC - Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, formado por alunos e professores da UEL e sediado no Departamento de Música e Teatro da Universidade. O CLIC, além de propiciar aos alunos a interpretações de obras clássicas, dos séculos XX e XXI, realiza também um projeto de pesquisa e estudos sobre este período da música. "Haverá a performance individual do Raphael Südan e de cada um dos grupos, assim como combinações entre eles e convidados", explica o professor do departamento de Música da UEL, Fabio Furlanete, que também é membro do coletivo CLIC.
Tanto o Armila quanto o Mut657 apresentarão obras inéditas de compositores locais. Elas abordam de diferentes formas a abertura para a improvisação dos intérpretes em seus respectivos idiomas. Os compositores são Alexandre Ficagna, Scalassara Prando e Arthur Faraco. Arthur, que é integrante do coletivo e estudante da UEL ressalta que, o fato de estrear no universo das composições pelas mãos de Raphael Südan é uma oportunidade e tanto – ele já se apresenta em Londrina, como músico, há alguns anos, mas é a primeira vez que terá uma obra sua apresentada em show. "Essa obra é resultado do projeto de pesquisa do qual participei, através do CLIC. Teve todo um trabalho para alcançar esse resultado. Então, para mim, a chance de ter minha composição apresentada amanhã é realmente incrível", conta Arthur.

O suíço Raphael Südan atua como pianista clássico no palco e também em sala de aula. É Mestre em Performance Musical, premiado em várias competições de Improvisação em Versalhes e Fribourg, professor de Improvisação Musical na École de Musique du Pays-d’Enhaut e pianista permanente na "La Landwehr", conjunto musical oficial da cidade e estado de Fribourg. Além disso, é Coordernador de Eventos Europeus e Regente do "Choir Horizon", de Fribourg.
Esta é a primeira vez que Raphael Südan vem a Londrina - embora tenha se apresentado em Brasília, em 2016 - e o que se espera da visita é um show de alta qualidade, um espetáculo no qual um trabalho extremamente criativo se desenrola ao vivo, diante da plateia. Com produção da Caracal Produções Artísticas, o evento começa a partir das 19h30 no Centro Cultural Teatro SESI/AML, e a entrada é gratuita.


Confira abaixo a entrevista concedida por Raphael Südan à Folha 2.

Qual é a sensação de se apresentar no Brasil? Já esteve por aqui outras vezes?
Sim, na verdade esta é a terceira vez que venho para o Brasil. Já tive várias ocasiões que pude me apresentar e ministrar masterclasses aqui e gosto bastante. Eu realmente gosto do fato de as pessoas serem tão calorosas e receptivas. As audiências dos concertos são incríveis e eu fico empolgado no palco por sentir tanto entusiasmo vindo do público.


Neste show, sua apresentação será mesclada com alguns grupos da cidade, em parte, estudantes universitários de música. Qual a importância deste tipo de show? É bom ter esse contato com os artistas em formação?

Eu acredito que todo músico está em formação por toda sua vida. Estou com 32 anos e tenho muito a descobrir e aprender. Também acho que sempre podemos aprender com pessoas de qualquer idade, é uma questão de aceitar que tudo e todos podem trazer algo para nos fazer pensar.
Então, para mim é importante tocar com outras pessoas, independente se eles são estudantes ou profissionais. Não faz muita diferença, contanto que seja com autenticidade. Isso me faz readaptar e refrescar minha maneira de tocar, a fim de criar algo coerente com o contexto e para minha maneira de tocar, isso me força a escapar do risco de cair nos meus próprios clichês.
Também acredito que é importante tocar com pessoas mais experientes mas, trabalhando como iguais.


O que o público londrinense pode esperar da sua apresentação?
Se eu pudesse dar uma resposta precisa a essa questão, não seria improvisação! Nós vamos trabalhar junto com os músicos e tocar músicas que se adequem ao contexto. O fato interessante sobre improvisação é que a audiência, de alguma forma, faz parte da música: a presença do público tem influência na atmosfera e isso influencia como os músicos vão executar.
Apesar disso, música improvisada envolve, genericamente, a exploração profunda de sons e a aceitação de ideias por todos os músicos. A questão mais profunda seria: que música será necessária para este dia? A história da música está repleta de estilos e músicas diferentes mas, ao invés de escolher algo para desenvolver um programa que fosse razoavelmente interessante, nós vamos tentar aceitar esse momento em nossas vidas como único, com muita paixão, integridade e senso de beleza, tanto quanto possível.

Serviço:
Show "Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea e Raphael Südan"
Data: Quinta-feira (20)
Horário: 19h30
Local : Centro Cultural Teatro SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Entrada: Gratuita