Dois momentos na Baía Ha Long: entre as paisagens fascinantes do Vietnã registradas por Alice Ogawa
Dois momentos na Baía Ha Long: entre as paisagens fascinantes do Vietnã registradas por Alice Ogawa



A fotógrafa amadora e membro do Foto Clube de Londrina, Alice Ogawa, utiliza a máquina fotográfica como uma extensão da sua visão para captar as imagens que lhe agradam. Viajar e registrar as belezas regionais dos locais por onde passa é, portanto, a sua característica principal. Em sua última viagem em novembro, à região da Indochina (entre o leste da Índia e o sul da China) visitou o Vietnã e Camboja. O resultado foram belas imagens que estarão em exposição aberta ao público a partir de amanhã, até o dia 28 de fevereiro, no Espaço Cultural Ceddo.

Alice conta que as guerras deixaram cicatrizes, mas, apesar disso, há um povo determinado que está se erguendo com muito trabalho e persistência. "São discretos, não demonstram reações acaloradas, mas arrogância ou superioridade também não existem no comportamento desses povos. Os visitantes são recebidos com muito respeito e mesura, típicos do povo oriental. O povo é generoso, cordial e bem humorado, muito longe da imagem belicosa e estrategista das guerrilhas que ocorriam naqueles campos, hoje cobertos por arrozais e seringais", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Imagens do oriente
| Foto: Alice Ogawa/ Divulgação



Além das características culturais, essas paisagens específicas, para ela, são de tirar o fôlego, como a Baía Ha Long e os arrozais no Vietnã. "Ao mesmo tempo, conhecer os mistérios dos templos budistas e hinduístas, construídos entre os séculos IX e XIII no Camboja, leva o turista ao passado num mundo mágico e deslumbrante e, sobretudo, provocando um respeito incomensurável por um povo altamente religioso."

Serviço
Exposição fotográfica "Viagem ao Camboja e Vietnã"
Quando: até 28 de fereveiro (horário comercial)
Onde: Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725 - Londrina)
Quanto: Gratuito