O Festival Yosakoi Soran, o Grupo Sansey de Londrina promove neste domingo (6), às 19h, no Teatro Marista, localizado na Cristiano Machado, 240, o show "Gratidão". Os ingressos custam R$ 5, sendo R$ 2,50 a meia-entrada. Na ocasião, o grupo londrinense apresentará a mesma coreografia destinada ao "Carnaval Japonês", o Festival Yosakoi Soran. A coreografia é uma readaptação do que foi elaborado em 2010, cujo tema está relacionado gratidão à família.

O show deste domingo (6) também contará com a participação especial de cantores consagrados do Sansey local, entre eles, Fabia Tanabe, André Matsumoto, Renata Tan, Angelaisa Toyota, Aline Hayashi, Koiti Saito, Francine Missaka, Lissah Martins, entre outros.

O Festival Yosakoi Soran do Japão acontece todos os anos na cidade de Sapporo, província de Hokkaido, norte do Japão. Entre os dias 6 e 10 de junho, será realizado o maior festival cultural do Japão, que reunirá cerca de 40 mil dançarinos, de várias partes do mundo, além da participação de aproximadamente 2 milhões de pessoas. O grupo Sansey de Londrina será o único representante da América Latina. No entanto, para representar o Brasil no Japão, o Grupo Sansey de Londrina ainda precisa de contribuições e patrocínio de empresas.

Criada em 1991, no Japão, o yosakoi soran é uma dança típica japonesa que utiliza o canto, taikos, danças e coreografias rápidas, inspiradas nos movimentos da agricultura e pesca, mas, com ampla liberdade de criação.