Após dar o tom em outros segmentos, como moda e decoração, as tendências retrô invadiram a gastronomia. O resgate de pratos e quitutes que fizeram sucesso em décadas passadas está se tornando cada vez mais comum. Provando que não existe época para apreciar boas comidas, alguns estabelecimentos apostam nos sabores do passado oferecendo cardápios que vão de irresistíveis lanches dos anos 50 a panquecas e outras delícias da década de 70.
Um exemplo recente é o Café 70, que propõe uma viagem à época em que Londrina era considerada a "capital mundial do café". Além do cardápio típico daquele período, o estabelecimento criou algumas inovações resgatando receitas, músicas, vídeos e decoração pautados nos anos 70.
Apaixonada por futebol e música, a proprietária do estabelecimento, Olga Kaiser, gravou clipes e vídeos com programas de TV antigos e dois painéis para decorar a cafeteria. Um deles mostra a mítica seleção brasileira que venceu a Copa de 70. Outro quadro traz a pintura de vários nomes de peso da MPB que fizeram sucesso naquela época.
"Quem acertar o nome de todos os cantores que estão pintados no quadro ganha um café espresso", informa a gerente Cleonice Poggian. Além do café espresso, o cardápio do estabelecimento conta com frapês, capuccino, chocolate quente branco e chá com gengibre, entre as opções de bebida. "Temos frapê de Nutella, Ovomaltine, Ferrero Rocher, chocolate, frutas vermelhas. E criamos a bebida em versões diet de morango, chocolate ou frutas vermelhas", destaca Cleonice.
As tradicionais panquecas americanas são o carro-chefe do estabelecimento quando o assunto são quitutes. "A receita foi trazida dos Estados Unidos e pode ser servida com geleia de amora, mel ou syrup, um melaço extraído da seiva de uma árvore", salienta a gerente.
Um sanduíche chamado pão retrô também faz sucesso no local. "Ele é preparado com pão sírio, carne moída, queijo mozzarela e temperos como pimenta síria, cravo moído e chimichurri, um molho apimentado argentino. Todo mundo que prova adora", diz Cleonice.
O cardápio é complementado com quiches, sanduíches naturais e cupckes de diversos sabores. "Entre os que fazem o maior sucesso estão o cupcake de cerveja preta com bacon caramelizado e o diet de abacaxi com coco", ressalta Clarice.
A gerente explica que algumas receitas seguem a tendência retrô enquanto outras foram adaptadas com sabores "modernos". "O resultado ficou muito interessante. Temos recebido muitos elogios", afirma.

Serviço
Cafeteria Café 70 – R. Aminthas de Barros, 399. Tel. (43) 3342-0070
Anne Rockets – Av. Maringá, 1.550. Tel. (43) 3328-7497


Leia também:

- Ao estilo dos diners americanos