Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Receitas
Hambúrguer Jack Daniels
Ingredientes – 200 g de hambúrguer bovino / três fatias de queijo cheddar / pão francês tipo bola / molho shoyu a gosto / açúcar mascavo a gosto / 30 ml de uísque Jack Daniels Modo de Fazer – Coloque o hambúrguer na grelha, até ficar no seu ponto preferido. Com a grelha bem aquecida, despeje cuidadosamente uma dose de Jack Daniels, e deixe flambar. Em um recipiente, misture o molho shoyu com açúcar mascavo, dosando aos poucos para não ficar muito doce. Retire o hambúrguer, acrescente as fatias de queijo cheddar por cima da carne e despeje um pouco do molho. Sirva junto com um molho de pimenta e batata chips.
Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Receitas
| Foto: César Augusto
Brigadeiro de Vinho do Porto
Ingredientes – uma lata de leite condensado / duas colheres (sopa) de chocolate em pó, com cacau 50% / uma colher (sopa) de cacau em pó normal /uma colher (sopa) de manteiga extra sem sal / uma colher de mel / 50 ml de vinho do porto (se preferir, pode experimentar com outra bebida) Modo de Fazer – Despeje a lata de leite condensado em uma panela com fundo grosso e boca larga, preferencialmente esmaltada, ou com teflon. Peneire o chocolate do padre aos poucos, e vá misturando-o com o leite condensado. Cuidado para não formar muitas bolhas na massa. Por último, acrescente o cacau. Depois de tudo misturado, coloque o mel, mexa e deixe a massa parada por 15 minutos. Observe que algumas bolhas irão subir, elas são as pedras de chocolate. Acabe de dissolver, e acrescente uma colher bem cheia de manteiga. Ligue o fogo baixo e mexa delicadamente. Quando a massa começar a engrossar, formando bolhas, despeje o vinho do porto, e espere dar o ponto no brigadeiro (este processo de meximento dura, em média, 25 minutos). Passe o brigadeiro da panela para um recipiente de louça, já untado com manteiga; o segredo é deixar a massa descansar bastante antes de começar a enrolar os docinhos. Para finalizar, enrole as bolinhas e passe no chocolate em pó de cacau 50% ou em lascas de amêndoa torrada (na finalização, pode ser utilizado qualquer ingrediente de sua preferência).
Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Receitas
| Foto: Gina Mardones
Strogonoff de filé mignon flambado com vodca
(para 4 pessoas) Ingredientes – 400 ml de caldo de carne / 1 kg de filé mignon em tiras / 200 ml de vodca / 150 g de Manteiga / 2 cebolas medias em tiras / 1 pimentão verde em tiras / 1 pimentão Vermelho em tiras / 50 g de pepinos em conserva laminados (tipo picles) / 200 g de champignon / 200 ml de ketchup / 100 ml de mostarda / 300 ml de creme de leite / 3 colheres de sopa de molho inglês / 2 folhas de louro / 2 colheres de chá de páprica doce / sal e pimenta do reino a gosto Modo de Fazer – Em uma panela, coloque um fio de óleo e derreta a manteiga. Adicione as cebolas e os pimentões e, em seguida, refogue o filé mignon, acrescentando a vodka com cuidado, fazendo chamas e deixando flambar. Adicione os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo até o molho reduzir, engrossando o caldo. Para finalizar, coloque sal a gosto. Sirva a receita acompanhada com arroz e batata frita.