Neste fim de semana, é tempo de homenagear nosso amigo mais antigo e especial. Adotado oficialmente no Brasil no meio dos anos 50, o Dia dos Pais começou sem muito barulho, como sendo uma extensão da celebração do Dia de São Joaquim - santo católico, pai da Virgem Maria, considerado o patriarca da família - e hoje já é uma das datas mais marcantes do ano, movimentando todo comércio ao relembrar a importância dos laços paternais dentro de nossas vidas.
Quer fugir das compras, colocar um avental e preparar um presente diferente este ano? Para celebrar dentro da cozinha esta data tão especial, nada melhor do que experimentar algumas receitas novas para seu velho amigo. Pensando em fazer um brinde gastronômico que vai agraciar o paladar de seu velho pai - mesmo que ele não beba - a FOLHA Gastronomia foi atrás de receitas etílicas, ideais para serem apreciadas por um paladar 'maduro'.
Refeição calorosa
Uma lenda popular conta que a flambagem com bebidas alcoólicas surgiu em meados de 1840, quando garçom francês Henri Charpentier acidentalmente colocou fogo em uma panela de crepes preparadas especialmente para o Rei do Reino Unido, Edward VII. A maior surpresa foi que, ao invés de estragar um almoço, o fogo conferiu um sabor todo especial para a receita; a aprovação de Edward abriu possibilidades para experimentação na 'flambagem' outros pratos.
O segredo é que a combustão da bebida elimina o álcool, mas os sabores residuais permanecem na receita, conferindo no prato toques de carvalho, baunilha e especiarias (dependendo da bebida escolhida). Não quer sofrer o risco de 'tostar' uma refeição completa? Então uma opção interessante é fazer um lanche com um hambúrguer flambado no Jack Daniel's. ''O sabor do Jack é bem característico, e fica impregnado em qualquer receita, combinando principalmente com a carne vermelha'', explica Antônio Rodrigo Soares, responsável pela cozinha do Pub Flannigan's, local que serve dentro do seu cardápio original o Jack Burguer.
''O sabor do uísque fica maravilhoso em hambúrgueres, e também em molhos e maioneses. É um toque especial, que faz toda diferença'', explica, indicando que este é um método que agrada principalmente ao paladar mais refinado. ''Pode, sem medo, flambar um filé com conhaque ou uísques diferentes, e acertar o sabor que mais te agrada. Só precisa tomar cuidado para não botar fogo na casa, fazer com cuidado'', adverte, brincando.
Tradição em combustão
Buscando inspiração na maneira original de fazer uma receita muito popular no Brasil, o restaurante Taberna Dumont - aberto há um ano em Londrina - possui no cardápio o strogonoff flambado na vodca, prato com sabor marcante e diferenciado. ''Este tipo de strogonoff surgiu de uma receita antiga, em que os russos colocavam a bebida para conservar a carne. A técnica foi se aperfeiçoando, e hoje a receita é extremamente saborosa'', declara o chef Milton Perin Jr., que aprendeu o modo de preparo durante anos trabalhando na Espanha e que agora importa para Londrina este lado diferente do strogonoff.
''Nesse tempo de experiência em cozinhas internacionais, fui aprendendo a cozinhar com chefs de diferentes países. Hoje, a criação de meus pratos vem desta bagagem'', relembra Perin. Adepto do método de flambagem, o chef destaca a diferença que a bebida alcoólica, se utilizada com equilíbrio, proporciona na receita final. ''O sabor é puxado para o goulash russo, e a flambagem com álcool faz um prato que é simples se transformar em uma experiência gastronômica'', reflete. ''Além disso, também existe toda a experiência proporcionada pelo 'show cooking'. A comida, pegando fogo, chama a atenção e deixa tudo com um clima mais especial'', explica o chef, advertindo que é preciso ter cautela para não correr riscos na cozinha, e nunca despejar o álcool diretamente da garrafa para a frigideira.
Sobremesa adulta
Prefere não brincar com fogo? Não tem problema. Pensando em uma receita especial para marcar o Dia dos Pais, as amigas Isadora Pellegrini e Natália Andreetta Balarotti - sócias da doceria gourmet O Brigadeiro - resolveram criar três sabores baseados em bebidas alcoólicas: docinhos de cointreau, de uísque com lascas de chocolate e vinho do porto enrolado em cacau 50%. ''O brigadeiro gourmet é feito para um paladar adulto. Ele acaba com o conceito de que brigadeiro só existe em festa infantil'', explica Isadora, comparando o recente amadurecimento da receita com o sabor qualificado das trufas francesas. ''Nosso produto é um doce feito na hora, com ingredientes de qualidade, em uma combinação que faz o brigadeiro ficar doce, mas sem excesso de açucar'', reflete, animada com as novas receitas. ''Essas harmonizações etílicas com o sabor doce do brigadeiro ficou muito boa, vale a pena experimentar'', recomenda.
Além do lançamento de novos sabores, para comemorar o Dia dos Pais as amigas vão ministrar, neste sábado, a oficina O Brigadeirinho; um workshop em que as crianças colocam a mão na massa e criam docinhos de café, limão e amêndoas para presentearem os seus pais. ''Queremos trazer a lembrança da infância para um paladar mais refinado, principalmente para agradar os pais'', completa.
Serviço -
Pub Flannigan's (Av. Airton Senna, 850. Reservas pelo telefone 3356-5025)
Taberna Dumont (Rua Augusto Severo, 598. Reservas pelo telefone 3304-1004)
O Brigadeiro (Contato pelos telefones 9110-2888 e 9922-6056. Encomendas também podem ser feitas pelo email [email protected])
A oficina O Brigadeirinho acontece neste sábado, na Loja Ciranda (Rua Jorge Velho, 48. Esquina com a Av. Bandeirantes). Inscrições e informações pelo fone (43) 3325-6981.

Imagem ilustrativa da imagem GASTRONOMIA - Coma sem moderação