O registro fotográfico aéreo, em preto e branco, das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (fronteira entre Brasil e Argentina), feito pelo fotógrafo Ricardo Chicarelli, 27 anos, rendeu a ele premiação no Concurso Cultural #Vamos Preservar, promovido pela mineradora Vale do Rio Doce, que teve como tema a sustentabilidade. O anúncio foi feito anteontem.
Com mais de 1.200 concorrentes, dentre as categorias externa e interna (funcionários da mineradora), 15 fotos foram selecionadas, sendo que a de Chicarelli e outras duas receberam menção honrosa e foram escolhidas pessoalmente pelo fotógrafo Sebastião Salgado. Para estes, a premiação será um exemplar autografado do livro Gênesis, de Sebastião Salgado, que percorreu - de 2004 a 2012 - 32 regiões extremas do mundo para registrar a majestade e a fragilidade da natureza, assim como a relação do homem com ela.
"Já é um prêmio saber que a minha foto passou pelas mãos dele, por sua avaliação. Ele é uma referência internacional e não imaginava que isso poderia acontecer. Fico pensando no tipo de comentário que ele possa ter feito sobre o meu trabalho", afirma Chicarelli, que é formado em artes visuais pela Unopar e desde 2011 trabalha na FOLHA.
A foto premiada foi feita em maio, durante reportagem de turismo sobre Foz do Iguaçu. "Foi a primeira vez que visitei o local e não tem como não ficar impressionado com o tamanho e a exuberância da natureza. É impactante", pontua. As outras duas fotos em destaque são de Wagner Santana (Belém/PA) e Felipe Caliman (Vitória/ES).