Gosta de foto mas sua habilidade não vai além de uma selfie no celular? A partir de hoje, o Foto Clube de Londrina, em parceria com a Associação Médica de Londrina (AML), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Foto Célula, vai realizar a Semana Fotográfica de Londrina, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto), com uma extensa programação. Durante toda a semana, serão realizadas várias atividades gratuitas como palestras, oficinas, exposições e encontros fotográficos. Toda programação pode ser acompanhada por profissionais da fotografia, amadores ou quem pretende entender ou ingressar neste universo.
Presidente do Foto Clube, Lucinea Aparecida de Rezende reforça que a programação é voltada para todas as pessoas, independentemente de conhecimento prévio. "É uma forma de comemorar a data e os 43 anos do Foto Clube. Queremos, ainda, prestar um serviço à comunidade de Londrina e mostrar o que é realizado na associação para que não fique restrito a um pequeno grupo. Lá, qualquer pessoa pode participar, seja para cultivar a arte da fotografia ou melhorar seu desempenho", explica. Os encontros são realizados aos sábados, às 16 horas, na sede do Foto Clube, às margens do Lago Igapó. Atualmente o grupo possui cerca de 40 integrantes, cuja grande maioria não trabalha profissionalmente com foto.
Durante a semana, acontece, também, o lançamento da Maratona Fotográfica "Clic seu amor por Londrina", que, além de exposição ao final do concurso, contempla os vencedores com premiação. "Além das palestras, haverá exposição de máquinas e dos trabalhos produzidos pelos integrantes da associação. No último dia, convidamos a todos a participarem de nossa ‘saída fotográfica’, que é quando colocamos em prática todas as trocas de informações", completa ela, atentando que, mesmo quem não possui uma câmera fotográfica pode acompanhar com os celulares. "Temos várias pessoas que estão fazendo belas fotos com os aparelhos. Participando do grupo, cada um pode escolher a máquina que vai melhor se adequar aos seus objetivos."



PROGRAMAÇÃO


Semana Fotográfica de Londrina


Exposição fotográfica Foto Clube de Londrina
Quando – Abertura hoje, às 19 horas. Visitação até o dia 31, de segunda a sexta, das 8h às 18h
Onde - Capela da UEL Campus Universitário

Lançamento da 7ª Maratona Fotográfica "Clic seu amor por Londrina" e palestra "A fotografia na Academia - de criadora de imaginários coletivos a fonte de pesquisa" com Paulo Cesar Boni
Quando – Amanhã, às 19 horas
Onde - Vectra Store (R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1225)

Palestra "Fotografia noturna" com Antonio Neto e Exposição de câmeras antigas
Quando - Quinta-feira, às 19 horas
Onde - Associação Médica de Londrina (Av. Harry Prochet, 1055)

Palestra "Fotografia de natureza: campo e laboratório" com Ronaldo R. Rufino e Exposição de câmeras antigas
Quando - Sexta-feira, às 19 horas
Onde - Associação Médica de Londrina

Palestra "Direitos Autorais" com Ourivaldo Barbosa
Quando - Sábado, às 14h30
Onde - Foto Clube de Londrina (R. Sen. Souza Naves, 2380)

Encontro Fotográfico
Quando – Domingo, às 9 horas
Onde - Museu Histórico de Londrina (R. Benjamim Constant, 900)

* Entrada gratuita em todos os eventos