O workshop "Bollywwod Cosmic Dance" de dança indiana, conduzido por Thiago Amaral, prevê um flash mob com participação do público em diferentes regiões da cidade
O workshop "Bollywwod Cosmic Dance" de dança indiana, conduzido por Thiago Amaral, prevê um flash mob com participação do público em diferentes regiões da cidade | Foto: Ligia Jardim/ Divulgação



O Festival de Dança de Londrina divulgou a lista de oficinas que vai trazer à cidade no mês de outubro, todas gratuitas ou a preços populares. São cinco cursos com profissionais do Brasil e do exterior em diversas vertentes da dança e voltados para os mais variados públicos – dos iniciantes aos artistas com experiência. As oficinas abarcam os mais variados gêneros, indo do balé clássico à dança africana, dos passos contemporâneos às celebrações indianas.
Um dos workshops que deve mobilizar maior número de participantes é o "Bollywood Cosmic Dance", que será gratuito e terá como objetivo preparar um grande flash mob, com interação do público, para dar boas-vindas à 15ª edição do Festival de Dança. Conduzido pelo ator e dançarino paulista Thiago Amaral, o curso apresenta a "Bollywood", dança indiana moderna que é verdadeira febre no cinema e na televisão em Mumbai, antiga Bombaim. Ele também percorre outras danças étnicas do mundo e incentiva os alunos a criarem um ritual próprio, com grande liberdade, para ser apresentado durante a performance. A oficina, com 4 horas de duração, será repetida em três ocasiões, em diferentes regiões da cidade, para abarcar o maior número de pessoas.
Outra tradição que estará presente com particular destaque na programação do Festival 2017 é a africana. Com um trabalho de relevância estética e social na República Democrática do Congo, Faustin Linyekula ministra um workshop gratuito sobre o "círculo" – tanto aquele no qual se dança em conjunto, quanto o que se origina como energia que envolve artista e público no ato da performance. Já a bailarina e cantora Fanta Konatê, de uma tradicional família de artistas da Guiné Conacri, leva os participantes a um mergulho nos ritmos da África Oeste, mais especificamente da sociedade Mandinga, cujas danças ligam-se a todas às atividades cotidianas. Completando a grade, o Festival oferece os aguardados cursos de Balé Clássico e Dança Contemporâneo, mais procurados por estudantes ou por pessoas com experiência na área. Ambos serão conduzidos por bailarinos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), de Salvador (BA).

A bailarina e cantora Fanta Konatê vai levar aos participantes os ritmos da África Oeste
A bailarina e cantora Fanta Konatê vai levar aos participantes os ritmos da África Oeste | Foto: Victor Barão/ Divulgação



Na página oficinal do evento, também estão disponíveis informações para os artistas amadores ou profissionais de Londrina e região que queiram apresentar pequenos trabalhos cênicos - de até dez minutos - na mostra local, que será realizada dia 9 de outubro no Teatro Ouro Verde. Podem participar do "Dança Londrina" grupos amadores, academias, escolas, projetos socioeducativos, dentre outros.
O Festival acontece de 7 a 15 de outubro e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). As inscrições já podem ser feitas através do site www.festivaldedancadelondrina.art.br, onde constam informações detalhadas sobre cada atividade e os procedimentos para obter as vagas ou na secretaria da Funcart, que fica na Rua Senador Souza Naves, 2.380. Mais informações pelo (43) 3342-2362.