De hoje até o dia 26 a paisagem bucólica de Campos de Jordão (SP) ganha sons divinos e transforma-se em verdadeiro cenário de sonho. Em sua 29ª edição, o Festival de Inverno da cidade será aberto esta noite, mais uma vez, com a responsabilidade de ser o maior e mais antigo evento musical do País. Como sempre acontece, além dos cursos destinados aos jovens instrumentistas, uma programação de grandes concertos está prevista para estes 20 e poucos dias de festival.
Campos do Jordão vai receber 340 alunos, que estudarão com 60 professores. Mais de 30 mil pessoas deverão ser atraídas pelos acordes dos grandes nomes ali presentes. Desde que foi concebido pelo maestro Eleazar de Carvalho, no início dos anos 70, o festival tem duas linhas de atividades complementares: a didática, com cursos e concertos de bolsitas, e a linha dos grandes espetáculos, a cargo de músicos renomados, dirigida ao público em geral.
A idéia de Eleazar, ao resolver levar música ao inverno da serra, era fazer aqui uma produção nos moldes do que acontece, desde a década de 30, em Tanglewood (USA), que o maestro amava e onde deu aulas. Seu lema sempre foi mesclar festa com aprendizado. E assim o fez durante muitos anos, abrindo caminho para outras iniciativas do gênero em diferentes regiões do País.
O maestro ocupou o cargo de diretor artístico do Festival entre os anos de 1973 e 1986. Com sua saída, o evento ficou sob total responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado, alternando edições boas e más, de acordo com a política do momento e da competência quase exclusiva dos diretores indicados. Este ano, porém, uma programação surpreendentemente forte volta a esquentar o frio da serra.
Duas atrações internacionais estarão presentes. Uma delas é a espanhola Alicia de Larrocha, considerada um mito do piano no século 20 e a maior intérprete viva dos mestres espanhóis. A outra é a soprano americana Kathleen Batle, diva carismática e temperamental, cada vez mais dedicada a Mozart, em recital que inclui canções de Gershwin, o grande homenageado do festival. A TV Cultura exibe a abertura do 29º Festival de Campos do Jordão hoje, a partir das 20h50.