Um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa do Paraná, o Londrina Matsuri chega à sua 14ª edição com a tradição de cultivar, difundir e integrar a arte e a cultura oriental através da música, dança, trajes típicos, decoração, gastronomia, entre outros aspectos. A festa que também celebra a chegada da Primavera, será realizada de 9 a 11 de setembro, no Parque Governador Ney Braga de Londrina, sempre das 10h às 23h.
O lançamento oficial do evento foi realizado ontem na confeitaria Hachimitsu, com a presença de autoridades, parceiros e convidados. A promoção é do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, com sede em Londrina.
O primeiro Londrina Matsuri foi realizado em 2003, na Praça Nishinomiya, e atraiu 70 mil pessoas. "O festival exalta o melhor da integração da cultura tradicional e contemporânea do Japão, valorizando grupos locais e trazendo convidados de renome nacional. Todos os dias os grupos fazem apresentações de dança, canto, artes marciais e instrumentos musicais", revela Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey.
A comunidade japonesa de Londrina soma cerca de 30 mil pessoas, é a segunda maior do Paraná e uma das maiores do mundo fora do Japão. A organização do evento conta com a preciosa ajuda de voluntários, na maioria, formada por integrantes e familiares do Grupo Sansey, que dedicam horas de trabalho em prol da cultura japonesa. Além disso, a festa conta com a participação de inúmeros grupos artísticos e culturais de Londrina e região.
Entre as novidades desta edição, a área gastronômica recebeu a inclusão de três novos estabelecimentos, totalizando doze restaurantes e espaços de culinária oriental, além de lanches rápidos como pastéis, crepes, sanduíches, docerias e outras atrações.
A 9ª Mostra Meio Ambiente apresentará boas práticas através de trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas. As melhores ideias apresentadas pelas escolas municipais serão avaliadas e premiadas por um júri formado por profissionais da área.
O evento terá ainda o Espaço Primavera, que contempla mostra de flores e a 7ª Exposição de Rosa do Deserto, exposições e oficinas gratuitas de Oshiê e Origami, mágica, pipas e oficinas circenses.