"Sakinan": no espetáculo fragmentos coreográficos dialogam com uma luz exata para abordar o exílio e a melancolia
"Sakinan": no espetáculo fragmentos coreográficos dialogam com uma luz exata para abordar o exílio e a melancolia | Foto: Marc Domage/ Divulgação



Espetáculo dirigido pelo multiartista francês Christian Rizzo e encenado pelo bailarino e perfomer Kerem Gelebek, "Sakinan Göze Çöp Batar" marca o encerramento da extensão do 14º Festival de Dança de Londrina. A melancolia e o exílio são temas que perpassam a montagem que será apresentada hoje (31), às 20h30, no Teatro Mãe de Deus. No palco, um bailarino entra em cena com uma mochila nas costas, como quem está degredado. Uma fuga aparentemente física. Mas, sobretudo, existencial.

Ao longo do espetáculo, Kerem Gelebek desdobra uma enorme caixa em mil possibilidades imaginárias para habitar uma terra estrangeira. Fragmentos coreográficos dialogam com uma iluminação exata e com objetos cênicos inusitados, que se transformam tal qual um poema concreto. Estas são características da obra do diretor Christian Rizzo, que transita da moda à dança, passando pelas artes plásticas e pelo rock.

"É um dispositivo simples que ele manipula conforme a dramaturgia, abandonando-se a ressonâncias de fragmentos dançados, tais como haicais, esboços ou notas de diário que formam uma coletânea de pensares nascidos do movimento... Fragmentação, reversibilidade, balbucio e suspensão tornam-se pistas físicas que nos acompanham hoje nesta nova aventura", escreveu Rizzo sobre o trabalho com Gelebek, que estreou em 2012. Falar sobre o exílio e a melancolia é, para ele, "superar-se ou encontrar um sentido para a vida; em outras palavras, é um percurso em tempos de crise".

A apresentação é resultado da parceria do Festival de Dança de Londrina com o projeto FranceDanse, iniciativa do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil. Criado em 2007, o projeto tem o intuito de levar a todos os continentes uma visão condensada do que de melhor tem sido criado na dança francesa, tanto por grupos veteranos quanto por companhias novas e emergentes. É a primeira vez que o FranceDanse chega ao Brasil.


Christian Rizzo nasceu em Cannes, na França, em 1965. Iniciou-se na vida artística em Toulouse, onde montou um grupo de rock e criou uma marca de roupas antes de se formar em artes plásticas em Villa Arson (Nice) e de dedicar-se à dança. Nos anos 1990, atuou com coreógrafos contemporâneos, eventualmente assinando trilhas sonoras ou criando figurinos. Entre eles, estão Mathilde Monnier, Hervé Robbe, Mark Tompkins e Georges Appaix. Em 1996, fundou a Association Fragile e realizou performances, objetos dançantes, peças solos e em grupo, além de outros projetos e trabalhos encomendados nas áreas de moda e artes plásticas. A partir de então, mais de 30 produções vieram à luz, paralelamente às atividades pedagógicas.

Rizzo ministra aulas em escolas de arte na França e em outros países. Em 2015, assumiu a direção do Centre Chorégraphique National de Montpellier Languedoc-Roussillon-Midi-Pyrénées, que passa, posteriormente, a se chamar Institut Chorégraphique International (ICI). O centro coreográfico propõe uma visão transversal da criação, da formação, da educação artística e da abertura a diversos tipos de público.

Serviço
Espetáculo "Sakinan Göze Çöp Batar" (França)
Quando – Hoje, às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)
Quanto - R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).
Pontos de venda: Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380), loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 - loja 3) e loja Kinise Dancewear (Boulevard Londrina Shopping – Loja 256 / 2º Piso). Uma hora antes da apresentação, a bilheteria será aberta no Teatro Mãe de Deus.