Além dos espetáculos de fora, a agenda teatral oferece duas estreias locais: ''O Terceiro Personagem'', montagem do Núcleo de Pesquisa Klauss Vianna da UEL e ''O Auto da Compadecida'', encenado por alunos da Escola Municipal de Teatro. O primeiro será apresentado hoje, amanhã e domingo, às 20h, na Usina Cultural. O segundo será atração amanhã e domingo, às 17h, no pátio da Funcart.
O espetáculo da Escola Municipal de Teatro reúne 14 alunos que se formam este ano. Sob direção de Luiz Eduardo Pires, eles encenam um clássico da dramaturgia brasileira, escrito em 1955 pelo paraibano Ariano Suassuna.
A obra aborda o conflito entre o bem e o mal no sertão, elencando temas universais como a avareza, a mentira e a exploração do homem simples pelos poderosos. O homem simples, porém, revela-se astucioso no enredo onde é representado pelos personagens João Grilo e Chicó.
Eles morrem e enfrentam o tribunal de Deus, tendo como acusador o diabo em pessoa. A montagem tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Já a peça ''O Terceiro Personagem'' leva para o palco um texto inédito homônimo de Klaus Vianna (1928-1992), bailarino e coreógrafo brasileiro que desenvolveu um método próprio para a expressão corporal na dança e no teatro. ''É a primeira montagem desse texto, que me foi passado em 2011 pela viúva do Klaus, Angela, no Festival de Dança de Joinville (SC). Até hoje foi feita apenas uma leitura dramática dele no Rio de Janeiro'', conta a diretora Ceres Vittori Silva. Ela explica que o coreógrafo revela inquietações no texto sobre o desenvolvimento corporal assinalando os ciclos da infância, adolescência e a maturidade.
A montagem, que já integrou a programação do Festival Internacional de Londrina (Filo), baseia-se nessas fases para explorar as técnicas e a poética elaboradas por Klaus. Durante o processo de criação, a diretora propôs o resgate de reminiscências do próprio elenco para inserí-las à dramaturgia original. ''Trabalhamos com partes da história de cada uma das sete atrizes'', conta Ceres. O elenco é formado por Bianca Beneduzi, Bruna Cassemiro, Jessiara Menezes, Kátia Maffi, Rachel Trambaioli, Vitória Andrade e Érika Cezário de Toledo - à exceção desta última, já formada, todas são alunas do curso de Artes Cênicas da UEL. (N.S.)

Serviço:
- ''O Auto da Compadecida'' com alunos da EMT
Quando - Amanhã e domingo às 17h
Onde - Pátio da Funcart (R. Souza Naves, 2380)
Ingressos - Gratuito
Informações - (43) 3342-2362

- ''O Terceiro Personagem'' com alunos do curso de Artes Cênicas da UEL
Quando - Hoje, amanhã e domingo às 20h
Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações - (43) 3324-7531