VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Folha 2
21/09/2012

Estreias londrinenses são encenadas por alunos de teatro

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Além dos espetáculos de fora, a agenda teatral oferece duas estreias locais: ''O Terceiro Personagem'', montagem do Núcleo de Pesquisa Klauss Vianna da UEL e ''O Auto da Compadecida'', encenado por alunos da Escola Municipal de Teatro. O primeiro será apresentado hoje, amanhã e domingo, às 20h, na Usina Cultural. O segundo será atração amanhã e domingo, às 17h, no pátio da Funcart.
PUBLICIDADE

O espetáculo da Escola Municipal de Teatro reúne 14 alunos que se formam este ano. Sob direção de Luiz Eduardo Pires, eles encenam um clássico da dramaturgia brasileira, escrito em 1955 pelo paraibano Ariano Suassuna.
A obra aborda o conflito entre o bem e o mal no sertão, elencando temas universais como a avareza, a mentira e a exploração do homem simples pelos poderosos. O homem simples, porém, revela-se astucioso no enredo onde é representado pelos personagens João Grilo e Chicó.
Eles morrem e enfrentam o tribunal de Deus, tendo como acusador o diabo em pessoa. A montagem tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Já a peça ''O Terceiro Personagem'' leva para o palco um texto inédito homônimo de Klaus Vianna (1928-1992), bailarino e coreógrafo brasileiro que desenvolveu um método próprio para a expressão corporal na dança e no teatro. ''É a primeira montagem desse texto, que me foi passado em 2011 pela viúva do Klaus, Angela, no Festival de Dança de Joinville (SC). Até hoje foi feita apenas uma leitura dramática dele no Rio de Janeiro'', conta a diretora Ceres Vittori Silva. Ela explica que o coreógrafo revela inquietações no texto sobre o desenvolvimento corporal assinalando os ciclos da infância, adolescência e a maturidade.
A montagem, que já integrou a programação do Festival Internacional de Londrina (Filo), baseia-se nessas fases para explorar as técnicas e a poética elaboradas por Klaus. Durante o processo de criação, a diretora propôs o resgate de reminiscências do próprio elenco para inserí-las à dramaturgia original. ''Trabalhamos com partes da história de cada uma das sete atrizes'', conta Ceres. O elenco é formado por Bianca Beneduzi, Bruna Cassemiro, Jessiara Menezes, Kátia Maffi, Rachel Trambaioli, Vitória Andrade e Érika Cezário de Toledo - à exceção desta última, já formada, todas são alunas do curso de Artes Cênicas da UEL. (N.S.)

Serviço:
- ''O Auto da Compadecida'' com alunos da EMT
Quando - Amanhã e domingo às 17h
Onde - Pátio da Funcart (R. Souza Naves, 2380)
Ingressos - Gratuito
Informações - (43) 3342-2362

- ''O Terceiro Personagem'' com alunos do curso de Artes Cênicas da UEL
Quando - Hoje, amanhã e domingo às 20h
Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações - (43) 3324-7531
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Rei do Blues volta a Londrina

Cantor e guitarrista norte-americano Guy King vem lançar seu último disco, acompanhado pela banda Decio Caetano Blues Band

Sabor agridoce

'A Primeira Coisa Bela' resgata a comédia dramática italiana

GASTRONOMIA - Sabores de Portugal em Londrina

Ano Brasil-Portugal, que começa oficialmente hoje, em Lisboa, incentiva intercâmbio gastronômico e cultural

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados