São Paulo - Após o grande sucesso de "G.I. Joe: a Origem de Cobra" (2009), que arrecadou US$ 300 milhões no mundo todo, o segundo filme da série, "G.I. Joe: Retaliação" estreia hoje abusando da tecnologia 3D.
O longa, assim como o anterior, é inspirado na coleção de brinquedos dos anos 1980 que, no Brasil, recebeu o nome de Comandos em Ação. Ela reunia bonecos que representavam um pelotão militar de elite, fictício, dos EUA. Os bonecos também já deram origem a um desenho animado de sucesso.
"G.I. Joe: Retaliação" começa mostrando o início da amizade entre Duke (Channing Tatum), chefe dos G.I. Joe, e o grandalhão Roadblock (Dwayne Johnson), personagem que não existia no primeiro filme, mas é o protagonista deste. O grupo é convocado para retirar armas nucleares do Paquistão. Tudo, porém, dá errado, pois a equipe é misteriosamente atacada por mísseis, o que causa a morte de vários de seus soldados.
Os sobreviventes então passam a buscar vingança pela morte dos companheiros e descobrem que a organização Cobra, sua arqui-inimiga, está infiltrada no governo americano.
Outra mudança em relação ao longa anterior é que o posto de galã, antes ocupado por Channing Tatum, agora é de D.J. Cotrona, que interpreta o oficial Flint. Depois de fazer alguns papéis secundários, o ator tem grande destaque na superprodução. Com Jon M. Chu na direção, o filme foi rodado no Paquistão e em algumas cidades dos Estados Unidos.

Bruce Willis
Veterano dos filmes de ação, Bruce Willis faz uma participação especial em "G.I. Joe: Retaliação". Ele interpreta o general aposentado Joe Colton, que deu origem ao grupo G.I. Joe e é uma espécie de mito entre os integrantes do esquadrão. O personagem é responsável pelos poucos, mas bons momentos de humor do filme. Ele existe na história que deu origem à linha de brinquedos Comandos em Ação, mas pouco se sabe sobre ele. No primeiro filme da franquia, ele não aparecia.

Participação feminina
Dominado por homens, o esquadrão de heróis de "G.I. Joe: Retaliação" agora ganhou uma representante feminina: Lady Jaye, vivida por Adrianne Palicki. Única mulher no grupo, ela faz o tipo fatal, que é linda, mas não dá chance aos colegas. Para se preparar para o papel, a atriz passou por treinamento militar, aprendendo técnicas de luta corporal e a manejar armas.
Outra beldade presente no longa é Elodie Yung, atriz francesa que vive a vilã Jinx, uma ninja, prima de Storm Shadow (Byung-hun Lee), que todos acreditavam ter sido morto no primeiro filme da franquia, mas que reaparece no novo longa. A personagem tinha destaque na série de brinquedos e no desenho animado.