O espetáculo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" estreia hoje em Londrina de uma forma inusitada. A peça que seria apresentada na Capela Ecumênica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será marcada por um cortejo minutos antes do espetáculo. O público, que deverá se reunir em frente à Capela, às 20 horas, seguirá para o anfiteatro do CCH.
Em entrevista à Folha, a diretora do espetáculo, Natália Mallo, lamentou a alteração do local escolhido para a estreia nacional: "Nós já estávamos preparados para um tipo de reação porque a peça toca em um tema delicado, mas o que a gente não esperava era perder o espaço no qual a gente iria atuar. Ainda assim, estamos focados em fazer o espetáculo acontecer da maneira que for possível", garantiu.
A montagem, que mostra Jesus vivido por uma mulher transexual, exalta a tolerância, o amor e o respeito. As manifestações contrárias, segundo a diretora do espetáculo, começaram já na primeira montagem de luz com agressões verbais feitas por um candidato a vereador. Congregações religiosas também demonstraram insatisfação com a escolha do local. Após polêmicas nas redes sociais, a diretora foi informada que a Capela não teria alvará para receber o público.

CONTEÚDO - Na manhã deste sábado, o Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina e Região publicou um manifesto em que considera que a peça afronta a identidade de Jesus Cristo. "Acreditamos na liberdade de expressão, entendemos a diferença, mas estão tocando no nosso maior símbolo de fé de uma forma que soa estranho para nós. Não somos homofóbicos, mas não achamos interessante que toquem no nosso Senhor. O que nos fere é usar a figura do nosso Senhor", ressaltou em entrevista o presidente do Conselho, Fernando Luís Pinto. Ele admitiu que não conhece o conteúdo do espetáculo, não conversou com a diretora, nem com a protagonista - a atriz Renata Carvalho - que chegaram ontem a Londrina, mas reforçou a opinião contrária.
Aproximadamente, 100 pessoas eram esperadas para a estreia nacional. No entanto, em razão da polêmica, o público deve ser ainda maior. "Quando a gente recebe essas agressões justificadas, a gente se surpreende e pergunta: O que Jesus faria nessa situação? É um espetáculo premiado com apoio do Conselho Britânico e que já circulou em festivais no mundo todo. A peça fala de tolerância e da essência do cristianismo que é o amor ao próximo. A mensagem é de perdão, aceitação e abrange os direitos humanos. Antes de julgar, que nos assistam. Convidamos todas as pessoas para o diálogo", reforça Natália Mallo. A peça será encenada hoje, amanhã e segunda-feira, sempre às 20 horas, com início em frente à Capela Ecumênica da UEL. Em nota à imprensa, a organização do Filo repudiou os atos de intolerância em relação ao espetáculo.
Os ingressos estão esgotados, mas em razão da mudança de local de apresentação haverá possibilidade de ampliação do número de ingressos para as sessões de domingo e segunda-feira.