A 33ª edição do Festival de Música de Londrina vai celebrar os 150 anos de nascimento do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth e o bicentenário de nascimento do músico italiano Giuseppe Verdi. O evento, agendado para 13 a 27 de julho, também promete um show surpresa de MPB em sua grade de programação.
Já a programação de cursos traz como novidades a escola de DJs, cursos de gaita de boca e viola caipira, de música histórica e vivência musical para a melhor idade.
Mantendo o slogan "Festival de todas as músicas", o FML oferece 59 cursos de música vocal e instrumental, nas áreas erudita e popular, de performance, vivência, criação e estruturação musical. As inscrições abrem no dia 10 de junho e vão até o dia 28, mas a grade e os professores já podem ser conferidos no site do evento (www.fml.com.br). A expectativa é de 1.000 inscrições vindas do Paraná e de outros estados brasileiros e países.
A programação artística do 33º FML está sendo finalizada, mas já prevê cerca de 80 concertos distribuídos pela Catedral de Londrina, teatros da cidade, bares, instituições, empresas, Calçadão, hospitais, ônibus, entre outros, além de 10 cidades da região.
Entre as atrações internacionais confirmadas estão o regente japonês Daisuke Soga (que será homenageado como cidadão honorário de Londrina), a pianista russa Julija Botchkovskaia, o Quarteto de Cordas Lacerda, o Ensemble de Música Histórica português MicontraFa, ambos de Portugal, o contrabaixista romeno Catalin Rotaru e o duo alemão de piano Duo Halensis.
Já na programação nacional, estão o Quaternaglia Guitar Quartet, Quinteto de Sopros ConClave, Ensemble Libertango, a ópera de câmara Domitila, de J. G. Ripper e o 2º Jazz in Festival. Projetos como o Música sobre Rodas, Música e Saúde e o Kids Festival também serão mantidos.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1863, é considerado um dos grandes nomes do tango brasileiro, atualmente considerado um subgênero do choro. Deixou 211 peças completas para piano

Foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner era na Alemanha

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.