Bethânia Paranzini:repertório de Elis com uma cara nova, usando instrumentos característicos do samba
Bethânia Paranzini:repertório de Elis com uma cara nova, usando instrumentos característicos do samba



Elis Regina transitou com versatilidade e notoriedade por vários gêneros musicais. Dentre esses estilos pelos quais ela passou, Bethânia Paranzini e o grupo "Bando de Qualquer Um" escolheram o samba como referência para uma releitura do repertório da cantora. O show "Tem Pimenta no Samba" não se propõe a ser um cover, até porque, como a cantora destaca, "ela não tem a mesma voz da Elis", mas a apresentar músicas da "pimentinha" com uma cara nova, usando instrumentos característicos do samba, como o violão 7 cordas, cavaco, pandeiro e repique de mão.

Ansiosa, Bethânia, que já participou do projeto como plateia, mas se apresenta pela primeira vez, diz que começou a ouvir Elis por influência da mãe e que ela "tem uma coisa visceral, uma energia contagiante" e que o "desafio é tentar colocar isso no palco". Além de Elis, Bethânia cita, como referência, as cantoras Leny Andrade e Mônica Salmaso. A artista, que se mudou para Londrina em 2000 para estudar música na UEL, conta que passou pelo universo erudito e música medieval, até ser "batizada" no samba por seu grande amigo, Wilsinho Soler.

O grupo "Bando de Qualquer Um", surgido de uma parceria entre Bethânia, seu marido, Samuca Muniz, e Soler, existe desde 2013 e já abriu shows de sambistas que passaram por Londrina, como Marquinhos Sathan. Na apresentação desta quinta-feira (18), haverá também a participação de sete músicos que estarão divididos nas funções de cordas, sopro e percussão. Bethânia explica também que a apresentação, por ser samba, será "dançante" e que as pessoas poderão cantar e dançar junto aos músicos. O repertório inclui músicas como "O Morro Não Tem Vez", "Brigas Nunca Mais", "Teresa Sabe Dançar/Aquele Abraço", "Madalena" e "Simplesmente Elis – A Fábula De Uma Voz Na Transversal Do Tempo".

O projeto Viva Elis está em sua 26ª edição e ainda terá apresentações nesta quinta (18) e na próxima (25). Na apresentação desta semana, a direção musical fica por conta de Samuca Muniz; já na outra, o cantor Thiago Sagi encerra a programação com direção assinada por Filipe Barthem e Davi di Pietro.

Serviço:
Viva Elis, show com Bethânia e o Bando de Qualquer Um
Quando – Quinta-feira (18), às 21h
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto – R$ 15