São Paulo - Chaves, Chiquinha, Kiko, seu Madruga, senhor Barriga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde voltam a ser interpretados pelo elenco do SBT em dois programas que fazem parte da programação de fim de ano da emissora. Os temas das duas atrações, é claro, são o Natal, no especial que vai ao ar amanhã, às 21h, e o Réveillon, no que será exibido no dia 28, no mesmo horário.
''A mensagem que queremos passar é a de que temos de aproveitar os momentos que passamos com os nossos amigos e familiares'', afirma Marlei Cevada, que vive Chiquinha. Para ela, nada como a vila do Chaves para representar o espírito de união bem típico dessa época do ano.
No episódio natalino, os moradores da vila são pegos de surpresa com a notícia de que terão de se mudar justamente na véspera de Natal. Até que o professor Girafales - que no último especial foi interpretado por Carlos Alberto de Nóbrega e, desta vez, é vivido por Celso Portiolli - consegue resolver o problema, e a turma toda tem uma ceia de Natal especial.
''As características dos personagens são as mesmas do clássico seriado, mas inserimos alguns bordões e atualizamos um pouco a história para a realidade brasileira. Mas sem perder a ingenuidade do original'', diz Alexandre Porpetone, que dá vida a Chaves.
No especial de Ano-Novo, seu Madruga (Felipe Levoto), achando que está doente e vai morrer, decide fazer um jantar para os vizinhos. A festa é um sucesso, mas ele não morre e precisa pagar a dívida.

Ibope
A primeira vez em que o elenco do SBT viveu os clássicos personagens de ''Chaves'' foi durante as comemorações dos 30 anos da emissora, em agosto. Naquela ocasião, o programa atingiu a média de oito pontos de audiência (um ponto no Ibope equivale a 58 mil domicílios na Grande SP). ''É incrível como o Chaves e os outros personagens são queridos por pessoas de todas as idades'', diz Marlei Cevada, que vive Chiquinha.
Alexandre Porpetone, o Chaves - na atração de agosto, o protagonista foi o ator Renê Loureiro -, encara o trabalho com uma grande responsabilidade. ''Todo o mundo gosta de 'Chaves'. Mas fazemos os personagens sem a obrigação de ser melhor ou pior. É uma grande homenagem'', diz.