Através da pesquisa, estudantes e professores buscam, também, promover o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com a preservação ambiental na oficina de ‘‘Eco-Turismo: Um Princípio Arte-Educativo’’, que estará sendo realizada pelos professores Eliane Beê Boldrini, Eloy Casagrande Jr., Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Eliane Borges.
Trabalhando com coral, grupo de teatro e laboratório de escola de samba, os quatro professores centram conteúdos na importância da preservação da Mata Atlântica para construir a identidade cultural contemporânea, através da linguagem artística.
Os participantes fazem improvisações teatrais dos séculos XVII e XVIII, mostrando primeiro a exploração do ouro e depois representam a importância de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Antonina. A idéia é mostrar como a cidade é, através da arte.
A oficina dará origem a uma série de projetos como o resgate da cultura, o incentivo ao turismo ecológico, ao desenvolvimento da região e também à revitalização do carnaval. Entre as várias atividades, os participantes confeccionam fantasias, que serão mostradas no encerramento do encontro.
Haverá ainda apresentações de teatro sobre monumentos históricos, de coral sobre a Mata Atlântica e a cultura popular, palestras sobre preservação ambiental e desenvolvimento econômico, e oficina de arte carnavalesca. Dois sambas enredo vão ser apresentados, ‘‘Antonina, um sonho de carnaval’’, composto por Rellem Sallumberg, para o desfile do próximo ano e, ‘‘Astro Rei’’, do mesmo compositor, que foi tema da escola de samba ‘‘Capela’’, em 1984. Entre os participantes estão alunos do Colégio Estadual Moisés Lupion e Grupo Teatral de Guaraqueçaba.
As oficinas de teatro, dança e música vão ajudar a preservar a memória cultural de Antonina e também resgatar o carnaval - um dos mais tradicionais do Estado - que vem sofrendo influência da música nordestina, descaracterizando a tradição da cidade.