O Bal­le­zi­nho de Lon­dri­na es­treou no úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na sua 17ª mon­ta­gem. Ins­pi­ra­da no uni­ver­so das his­tó­rias em qua­dri­nhos, ‘‘­HQ’’ vol­ta­rá a ser apre­sen­ta­do nos pró­xi­mos ­dias 15 (sá­ba­do) e 16 (do­min­go), sem­pre às 20h30, no Cir­co Fun­cart (R. Sou­za Na­ves, 2.380). A en­tra­da é fran­ca.
  Com co­reo­gra­fia e di­re­ção de Wag­ner Ro­sa, o es­pe­tá­cu­lo trans­põe a lin­gua­gem es­tá­ti­ca dos qua­dri­nhos pa­ra a dan­ça, ex­tra­po­lan­do as fron­tei­ras es­té­ti­cas en­tre am­bos. ‘‘A ­união de lin­gua­gens tão dis­tin­tas pos­si­bi­li­ta a pro­du­ção de al­go es­pe­cí­fi­co que ga­nha uma no­va vi­da e ca­rac­te­rís­ti­cas pró­prias. É uma trans­po­si­ção não só da lin­gua­gem da dan­ça, mas in­cor­po­ra o tea­tro, a mí­mi­ca e re­cur­sos mul­ti­meios pa­ra se aven­tu­rar nes­te uni­ver­so. Nes­sa trans­po­si­ção não es­ta­mos re­fa­zen­do na­da, mas pres­ta­mos uma di­ver­ti­da ho­me­na­gem aos gê­ne­ros con­ti­dos na lin­gua­gem das ­HQs’’, ex­pli­ca o di­re­tor.
  O di­re­tor res­sal­ta que o Bal­le­zi­nho sem­pre pro­cu­ra ­aliar o apren­di­za­do do ba­lé clás­si­co às ou­tras for­mas de ex­pres­sões e que foi pre­ci­so que o elen­co es­tu­das­se a mo­vi­men­ta­ção su­ge­ri­da pe­los per­so­na­gens dos qua­dri­nhos pa­ra a cria­ção do es­pe­tá­cu­lo. ‘‘É uma for­ma de des­cons­tru­ção e re­cons­tru­ção do mo­vi­men­to, alian­do lon­ge­li­nea­ri­da­de e de­sar­ti­cu­la­ção. En­quan­to o ba­lé tem uma es­té­ti­ca de mo­vi­men­to ­mais lim­pa, a gen­te li­da com o des­gre­nha­men­to da ­forma’’, des­ta­ca Ro­sa.
  ‘‘­HQ’’ é uma mon­ta­gem que an­te­ce­de os 15 ­anos do gru­po, em 2013. O Bal­le­zi­nho é for­ma­do por es­tu­dan­tes e ex-alu­nos da Es­co­la Mu­ni­ci­pal de Dan­ça e tem o ob­je­ti­vo de com­ple­men­tar a for­ma­ção e ex­pe­riên­cia dos in­te­gran­tes. ­Mais in­for­ma­ções pe­lo tel. (43) 3342-2362.

● Arte de narrar uma história por meio de sequências de desenhos ou figuras. Foi a partir do século 19 que o texto começou a acompanhar o desenho

● Até o final do ano, o grupo tem mais de 30 apresentações confirmadas, para um público estimado de 250 mil pessoas


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.