Leo Jaime e Débora Olivieri como Dom João e Carlota Joaquina: uma dupla engraçada
Leo Jaime e Débora Olivieri como Dom João e Carlota Joaquina: uma dupla engraçada | Foto: Raquel Cunha / Globo



Um casal histórico e carismático agita os capítulos da novela das seis, "Novo Mundo" (Globo). Com personalidades totalmente diferentes, o rei de Portugal dom João 6º (Leo Jaime) e sua mulher, Carlota Joaquina (Débora Olivieri), precisam gerenciar um Brasil ainda nascendo, mas já em crise. Os dois têm, ainda, que controlar um filho mulherengo, Pedro (Caio Castro). "A gente se diverte muito fazendo esses personagens, porque formam um casal que vive às turras, mas também tem a maior cumplicidade. Eles tomam as decisões juntos, mas é uma briga de gato e rato o tempo inteiro porque ela solta a franga, fala alto, e ele está sempre tranquilo, o que a deixa ainda mais irritada", conta Leo Jaime.

O personagem de dom João já teve uma veia cômica mais exagerada na TV, como no papel de André Mattos na série "O Quinto dos Infernos" (Globo, 2002). Mas, desta vez, será mostrada uma outra face do rei. "A gente fugiu do estereótipo do dom João bobo, que passa o dia comendo frango. O papel mostra um pai atencioso e um marido em conflito com uma mulher que é muito poderosa." Ainda assim, é impossível que o casal não arranque risadas do público, segundo Jaime. "O humor existe naturalmente no conflito permanente entre eles. É uma dupla engraçada por ter personalidades muito distintas."

Leo Jaime já interpretou dom João antes, na peça "Era no Tempo do Rei" (2010), baseada no livro de mesmo nome escrito por Ruy Castro. O ator conta que, no teatro, não há a superprodução que uma novela exige. "Aqui, há um historiador nos falando sobre os hábitos dele. O figurino e a cenografia são estudados por meses, mas há sempre mais para aprender", lembra Jaime.

Cenas de carinho com o filho Pedro e com a nora Leopoldina (Letícia Colin) mostrarão o lado emotivo do rei, adianta o ator. "Levamos o público para dentro da casa de um personagem histórico, mostrando como ele convive com a família. Não é só um vulto na história", dispara.