Reda Kateb, que interpreta Django
Reda Kateb, que interpreta Django | Foto: Reprodução



'Django' em Berlim
O Festival Internacional de Cinema de Berlim escolheu Django, um filme francês sobre o guitarrista de jazz Django Reinhardt, dirigido por Etienne Comar, para abrir a próxima edição do festival. Os organizadores disseram que a estreia mundial de Django vai abrir o evento no dia 9 de fevereiro. É o primeiro filme dirigido por Comar, que fez seu nome como roteirista e produtor de filmes como "Homens e Deuses" e "Meu Rei".

O novo filme tem foco na fuga de Reinhardt da Paris ocupada pelos nazistas em 1943. O diretor do Festival Dieter Kosslick disse que o "perigo constante e as atrocidades cometidas contra sua família não o impediram de seguir tocando".
O prêmio principal do festival, o Urso de Ouro, será entregue no dia 18 de fevereiro, por um júri comandado pelo diretor holandês Paul Verhoeven.(France Presse)

Brasileiros no festival
Mais um filme brasileiro será apresentado no Festival de Berlim 2017, que anunciou a estreia mundial do longa "No Intenso Agora", escrito e dirigido por João Moreira Salles. Produzido pela Videofilmes estará na Mostra Panorama.
Novo documentário do cineasta, este é narrado em primeira pessoa e reflete sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960 - os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista - a mãe do diretor - filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.
Outro representante brasileiro na Berlinale é "Joaquim", de Marcelo Gomes, que integra o lote de filmes que vão concorrer ao Urso de Ouro. O Festival de Berlim está marcado para o período de 9 a 19 de fevereiro.