Imagem ilustrativa da imagem CULTURA & ARTE
| Foto: Reprodução
Dylan lança coleção
Bob Dylan apresentará uma coleção de 36 discos de sua turnê mundial de 1966, uma série de shows em que deixou seus fãs perplexos ao "trair o folk", usando uma guitarra elétrica. "Bob Dylan: The 1966 Live Recordings" sairá em 11 de novembro, segundo a gravadora Sony Music's Legacy Recordings. A coleção conta com gravações de shows de Bob Dylan nos Estados Unidos e na Austrália, mas principalmente em espetáculos na Europa.Nestes últimos, tocava em casas de show lotadas e os fãs nem sempre recebiam-no com alegria ao se darem conta de que o músico havia trocado seu violão por uma guitarra elétrica. Bob Dylan, de 75 anos, que foi chamado até de "Judas" por ter traído o folk durante essa turnê, continua ativo e, em maio passado, lançou seu álbum de estúdio número 37, "Fallen Angels". Nele, interpreta músicas americanas clássicas popularizadas por Frank Sinatra.



Mia Couto lança romance
O moçambicano Mia Couto, Prêmio Camões de 2013 e um dos escritores africanos mais queridos dos leitores brasileiros, está em São Paulo para o lançamento de "Sombras da Água", romance histórico que continua a saga iniciada em 2015 com "Mulheres de Cinzas".
A história se passa à época em que o sul de Moçambique era dominado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza, no fim do século 19. Alternando as vozes da africana Imani e do sargento português Germano de Melo, o autor apresenta duas visões de mundo muito diferentes, mas interligadas na trama. Mia Couto autografou a obra ontem (28,) no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 114), em grande evento para comemorar os 30 anos da Companhia das Letras e celebrar um de seus principais autores.
Nascido em Beira, em 1955, Mia Couto é formado em biologia e ainda atua na profissão. Paralelamente a isso, desenvolveu sua carreira literária que, ao longo dos anos, o transformou em uma das principais vozes da literatura africana. Seu romance "Terra Sonâmbula" é considerado um dos 10 melhores livros africanos do século 20. Destaque, ainda, para "O Último Voo do Flamingo", "O Outro Pé da Sereia", "Antes de Nascer o Mundo", e o mais recente deles, "Poemas Escolhidos" - selecionados por ele mesmo.