Vocês já devem ter ouvido falar do meu país, o Seraquistão.
Pois é, este ano vamos ter eleição para presidente e, segundo nossos institutos de pesquisas, temos dois candidatos com chances de vitória.
OK, tenho que admitir que a credibilidade de nossos institutos estão abaladas com as discrepâncias na comparação entre seus resultados, mas isso são detalhes.
Afinal, nós seraquistenses, em sua maioria, somos dóceis, aliás, diria mesmo que verdadeiros cordeirinhos, a exceção de alguns radicais que gostam de protestar contra tudo, fazer passeatas, lutar contra eventuais preconceitos e até, pasmem, reivindicar direitos iguais (imagine se precisa?)! Mas esse pessoal a polícia daqui sabe tratar com rigor e normalmente essas arruaças se resolvem com algumas ''bordoadas educativas'', às quais, raramente, deixam vítimas fatais. Inclusive a prova de que não existem excessos pode ser constatada quando são efetuadas prisões de agentes públicos corruptos (e são tantas...) onde são respeitadas todas as garantias constitucionais desses distintos senhores(as). Mas isso são detalhes!
E os nossos dois candidatos?
Bem, uma, aliás, é candidata, apoiada pelo atual presidente, que costuma não lembrar de muitas coisas que faz, mas que pede para que não esqueçamos tudo o que já fez. Essa candidata diz que pode ser a melhor gestora, porém, não há registro, além de ter sido ministra recentemente, de haver administrado nem mesmo algum condomínio, município ou estado. Mas isso são detalhes!
O outro candidato, apoiado por um ex-presidente que pediu para que esquecessem o que ele escrevia e hoje ganha a vida escrevendo, diz que é preciso ter ética, porém, não se conhece nenhuma crítica sua sobre os diversos casos de corrupção ocorridos no período da presidência de seu apoiador, quando então era ministro. Mas isso são detalhes!
E não se preocupem, brasileiros, pois são detalhes do Seraquistão.
Mas e o meu voto, o que pode significar?
Isso eu vou mostrar que não é um mero detalhe!
Alberto Chahaira Sobrinho é bancário aposentado e pedagogo em Bela Vista do Paraíso