O temaki é muito procurado pelos clientes da madrugada, além de nutritivo é fácil de comer
O temaki é muito procurado pelos clientes da madrugada, além de nutritivo é fácil de comer | Foto: Anderson Coelho



O Paraná é o segundo estado com a maior colônia japonesa do Brasil, sendo que Londrina é uma das cidades que mais possuem descendentes. Não é de se estranhar, portanto, que a culinária oriental seja muito apreciada por aqui extrapolando as fronteiras culturais. No entanto, esse fenômeno é observado em todo país. Tanto que alguns quitutes, inclusive, ganharam versões tipicamente brasileiras, como é o caso do temaki, uma espécie de sushi em tamanho maior, mas no espírito fast food, em formato de cone. Hoje, é comum encontrar casas especializadas somente no prato que dispõe de dezenas de recheios.

A ideia não surgiu, propriamente, no Brasil, mas no Japão, em quiosques que vendiam sushis. Sempre cheios de gente, para não perder clientes, começaram a entregá-los enrolados em pedaços grandes de algas, como "charutinhos". Já o formato em cone foi idealizado no Brasil e deu muito certo. Uma das vantagens, sem dúvidas, é a rapidez na forma de preparo, pois, ao contrário dos sushis, são enrolados somente com as mãos. Além disso, a popularização no país se deu pela facilidade em comer, já que não há necessidade de usar os hashis, os famosos "pauzinhos" de madeira que servem como talheres.

Acompanhando essa tendência, há um ano, o Folks Pub Sertanejo inovou totalmente seu cardápio depois de uma consultoria e incluiu os quitutes nipo-brasileiros. O sucesso está sendo tão grande que o Temaki de Salmão com Bacon foi o escolhido para competir no concurso "Comida de Buteco", do Festival Cozinha & Sabor. No primeiro momento pode causar certa estranheza, mas o sócio-proprietário Gabriel D'Ávila garante que o sabor é único e a combinação deu certo. "Gostamos sempre de inovar e, dessa vez, não foi diferente. Além de saboroso, é um prato fácil de comer." O temaki pesa, em média, 200 gramas e leva salmão cru em cubos, cream cheese, bacon crispy e cebolinha picada.

Por ser individual e considerado leve, apesar de calórico – os ingredientes são basicamente arroz, peixe e os pedacinhos de bacon – já está entre os mais pedidos da madrugada. "Os estabelecimentos não funcionam nesse horário. Então, temos esse diferencial. Criamos um ambiente mais calmo totalmente voltado para os temakis, mas que também são servidos dentro do pub." Então, se bater aquela fome no meio da balada para recuperar as energias, a opção é pedir essa iguaria e continuar se divertindo.

Serviço:
Folks Pub Sertanejo (Avenida Maringá, 2247)
Atendimento de terça-feira a sábado, a partir das 20 horas.
Temaki de salmão com bacon - R$ 16,90