Chrystian & Ralf: repertório do show é marcado por hits que foram cantados em coro pelos brasileiros, como "Chora Peito", "Nova York" e "Saudade"
Chrystian & Ralf: repertório do show é marcado por hits que foram cantados em coro pelos brasileiros, como "Chora Peito", "Nova York" e "Saudade" | Foto: Divulgação



Fugindo da padronização estilística que domina o cenário da canção sertaneja nacional, Chrystian & Ralf se destacam pela técnica vocal apurada e pela sonoridade elegante que norteia suas interpretações. O rigor de qualidade que norteia o trabalho dos cantores que introduziram elementos do country rock à música caipira brasileira rendeu merecidamente aos cantores a fama de dupla mais afinada do Brasil. O talento dos irmãos goianos poderá mais uma vez ser apreciado pelo público londrinense nesta sexta-feira (28), em show que resgata sucessos populares conquistados em mais de 30 anos de estrada. A apresentação acontece no Teatro Marista e conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.

O repertório do show é marcado por hits que foram cantados em coro pelos brasileiros. Entre eles "Chora Peito", "Nova York", "Saudade" e "O que Tiver que Vir, Virá", além de novas canções gravadas recentemente pela dupla que iniciou a carreira fonográfica em 1983 e desde então lançou mais de 50 álbuns, divididos em CDs de carreira e coletâneas, acumulando cerca de 15 milhões de discos vendidos.

Há aproximadamente dez anos, Chrystian & Ralf optaram por lançar discos independentes visando fugir do controle mercadológico das grandes gravadoras. No início dos anos 2000, Ralf inventou o SMDC, iniciais de Semi Metalic Disc, um formato de áudio que pode armazenar até 64 minutos de música com a mesma qualidade de um CD convencional, porém com um custo bem menor. Após lançar três álbuns neste formato entre os anos 2004 e 2011, os irmãos passaram a se dedicar a lançar músicas apenas no formato digital com download gratuito no site da dupla, além de produzir vídeos postados no canal oficial mantido no Youtube.

O trabalho direcionado à internet foi batizado de Pocket Show e rendeu três edições que unem faixas inéditas e regravações de grandes sucessos. A primeira foi lançada em 2013 e contou com seis faixas. A segunda edição foi produzida em 2015 e a mais recente foi lançada no início de 2017. Pocket Show 3 conta com uma homenagem da dupla ao cantor "José Rico", com a interpretação do hit "Sonhei com você", além de mais duas músicas inéditas: "Tá Ficando Sério" e "Vende-se um apartamento".

Chrystian & Ralf iniciaram a carreira artística na década de 1970 cantando individualmente. Somente na década seguinte os irmãos começaram a tocar juntos. Em 1982 gravaram o primeiro disco que foi lançado no ano seguinte. Quatro anos depois a dupla participou do especial de fim de ano do Roberto Carlos e estourou nas paradas de sucesso com a música "Chora Peito", que rendeu o primeiro disco de platina. Foram os primeiros a lançar uma música country como tema de uma novela: "Saudade" (novela "Pacto de Sangue", TV Globo). Os cantores comemoraram os primeiros dez anos de trabalho convidando a atriz Marília Pêra para dirigir o show "Viajantes da Canção" que percorreu o país mostrando que os artistas são mais que cantores sertanejos. No repertório, eles cantavam de uma ária de ópera a músicas de Elis Regina e Dalva de Oliveira. Outro trabalho de destaque da dupla foi o álbum "Acústico", lançado em 1988. É um disco que bebe na fonte do rock, do pop, do soul, blues, country e da MPB. A gravação foi ao vivo no Teatro Mars, em São Paulo, acompanhada por uma banda de seis músicos. Além do CD, foi lançado um home vídeo do show, relançado recentemente em DVD.

Serviço:
Show com a dupla Chrystian & Ralf
Quando – Sexta-feira (28), às 21 horas
Onde - Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240)
Quanto – A partir de R$ 125
Pontos de venda - Óticas Diniz, Pátio San Miguel, Mr. Cuca e site