Imagem ilustrativa da imagem Concertos da Folha com repertório eclético
| Foto: Gustavo Carneiro
Concertos Folha de Londrina: músicas clássicas e populares executadas por quarteto e orquestra


O hino da equipe da Chapecoense (vítima de um acidente aéreo há três semanas) executado por uma orquestra formada por cerca de 40 instrumentistas será um dos destaques da estreia da série Concertos Folha de Londrina. A primeira edição do evento acontece hoje (14), às 17h30, na Concha Acústica. Promovido pelo Grupo Folha de Comunicação em parceria com a Escola Sol Maior, o concerto contará ainda com um repertório formado por canções eruditas famosas e clássicos do cancioneiro nacional, incluindo sucessos inesquecíveis da música sertaneja de raiz.

"Faremos uma grande homenagem ao time da Chapecoense, mas sem deixar de tocar músicas típicas da festas de fim de ano", destaca o violinista Roney Marczak, fundador da Escola Sol Maior, que há 15 anos oferece cursos regulares de música e atende alunos carentes bolsistas por meio de um projeto social com amplo reconhecimento internacional.

Ele destaca que o repertório do concerto reunirá obras de Mozart, Bach e Vivaldi. "Pela primeira vez faremos uma apresentação de orquestra na Concha Acústica. Teremos cerca de 40 músicos divididos em diversas formações, incluindo uma orquestra de viola caipira tocando canções antológicas como "Luar do Sertão" (Catulo da Paixão Cearense) e "Felicidade" (Lupicínio Rodrigues)", adianta.

Outro destaque do concerto apontado por ele será a participação do Quarteto Descobertas. Formado pelos músicos Roney Marzak (violino), Mateus Gonçales (piano), Filipe Barthem (contrabaixo) e Bruno Cotrim (bateria), o grupo londrinense apresentará o melhor da música brasileira, com canções compostas por Zequinha de Abreu, Pixinguinha e Noel Rosa.

Roney salienta que a série Concertos Folha foi criada com o objetivo de presentear os 82 anos de Londrina. "A intenção é proporcionar momentos de alegria e emoção às famílias da cidade, principalmente nesta fase de crise política e econômica que todo o País está atravessando", enfatiza.

O violinista informa que outros dois concertos estão agendados para as próximas semanas. "Cada edição terá um repertório diferente. Este primeiro concerto aconteceria no dia 3, mas foi adiado devido à chuva. As próximas apresentações estão programadas para as próximas segunda (19) e quinta-feira (22), sempre às 17h30, na Concha Acústica", informa.

Serviço:
Concertos Folha de Londrina 2016
Quando – Hoje (14), às 17h30
Onde – Concha Acústica
Quanto - Gratuito