Um dos shows mais aguardados da temporada em Londrina será finalmente realizado. A apresentação que reúne num mesmo palco a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) e a banda de rock Beatles for Sale, uma das melhores (senão a melhor) bandas cover da cidade, acontece amanhã e no próximo domingo no Cine Com-Tour/UEL.
O show deste fim de semana começa às 10h30, enquanto que o outro terá início às 10h, ambos com entrada franca. O programa reúne 20 clássicos imortalizados por John, Paul, George e Ringo no final dos anos 60. Entre as canções selecionadas estão ''Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band'', ''I Am The Walrus'', ''With Little Help from My Friends'' e ''In My Life''.
A Osuel estará sob regência do maestro Vitor Gorni, um entusiasta da diversificação de repertório da corporação. ''Fizemos hoje (quinta-feira) o primeiro ensaio e foi emocionante. Os músicos da orquestra estão empenhados em fazer bonito e a banda, que está acostumada a tocar sozinha, adequou-se ao ambiente e se enquadrou perfeitamente ao instrumental mais delicado das cordas'', diz.
Gorni lembra que não é a primeira vez que a orquestra trabalha com músicas dos Beatles ao lado de uma banda cover. ''Anos atrás, fizemos um show com a banda Revolution, de São Paulo. Tocamos meia hora com eles e depois eles terminaram o show. Não foi um concerto completo, porque a banda chegou um dia antes da apresentação e não houve tempo suficiente para desenvolver um repertório mais extenso em parceria. Desde então, fiquei com aquilo na cabeça e com vontade de fazer um novo tributo. Um dia, encontrei um dos músicos do Beatles for Sale e combinamos de realizar um concerto juntos. Agora deu certo'', conta.
O maestro explica que nunca assistiu a um show dos rapazes de Londrina, mas que sabia de seus talentos musicais. A banda foi criada em 2005 e logo se projetou como uma das principais formações cover da cidade em meio à avalanche de grupos do gênero nascidos no mesmo período. É formada por Daniel Maireno (contrabaixo e voz), Marco Aurélio Chiara (guitarra e voz), José Alexandre Zerri (guitarra e voz) e Leonardo Formigoni (bateria e voz). Os dois concertos contarão com a participação especial de Renato Marino, nos teclados.
A primeira iniciativa para tocar ao lado da Osuel apareceu há quatro anos como um projeto inscrito no Programa Municipal de Incentivo à Cultura. ''Foi uma proposta apresentada por um amigo da banda, mas que acabou não sendo aprovada'', conta Marco Aurélio. ''Ficamos tristes, mas não desanimamos. Continuamos tocando em casamentos, formaturas, eventos corporativos e em bares até que a oportunidade apareceu outra vez em janeiro deste ano''.
O músico lembra que, apesar das reuniões realizadas, houve muita apreensão após o incêndio do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, em fevereiro. Depois, passado o impacto da destruição do espaço tradicionalmente utilizado para os ensaios e concertos da orquestra, o convite foi oficializado e as reuniões retomadas.
A banda apresentou as músicas ao maestro, que deu a palavra final sobre o repertório. A maioria dos temas são dos álbuns ''Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band'' e ''Magical Mistery Tour''. No processo de criação dos arranjos, algumas composições mantiveram suas estruturas originais da forma como foram gravadas pelos fab four, enquanto outras sofreram mudanças.
''São músicas simples, mas muito melódicas e de harmonias bonitas. Evitei descaracaterizá-las. Coloquei um brinquinho aqui, um batom ali, uma roupa diferente, mas sem que ficasse parecendo uma perua'', brinca o regente. A faixa ''In My Life'' foi uma das mais modificadas, com farto uso de cordas. Em ''I am the Walrus'', Gorni acrescentou a variedade de timbres de todos os naipes da orquestra.
Marco Aurélio prefere manter segredo sobre o repertório. Seu desejo é que o concerto seja uma surpresa para a plateia, que, aliás esgotou os ingressos para as duas apresentações. ''Estamos muito emocionados com a experiência de subir ao palco com a sinfônica. Eu nunca poderia imaginar que um dia estaria cantando com acompanhamento de 40 músicos qualificados num gênero sutil como é a música clássica. Nem tenho palavras para descrever o que estamos vivendo'', salienta.
O maestro, por sua vez, tem mais planos esboçados para dar uma cara mais ''pop'' à Osuel. ''A cidade tem outras bandas cover muito boas, como a Led Zeppelin e a Pink Floyd. Tenho a intenção de fazer concertos com essas bandas, por que não? O orquestra é um celeiro de músicos. Sem abandonar o repertório clássico, podemos fazer parcerias com cantores, cantoras e bandas de rock e blues'', diz.
Os dois concertos têm patrocínio da UEL e apoio da Vértice Comunicação, Cultural/Inglês e Espanhol, Rhelva Verde Produtos Naturais, RGB 7 Cinema e Sonkey Instrumentos Musicais. Os convites devem ser retirados gratuitamente na Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL (Rua Tupi, 210, quase esquina com Av. Higienópolis).

Serviço:
- Concerto da Osuel com a Beatles for Sale
Quando - Amanhã às 10h30 e dia 3 de junho às 10h
Onde - Cine Com-Tour/UEL (Av. Tiradentes, 1.241), em Londrina
Ingressos - Gratuito
Informações - (43) 3322-5224 e (43) 3327-0432