O 8º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que acontece de 5 a 11 de julho, em Antonina, reunirá mais de 3 mil pessoas em torno da arte, educação, esportes, cultura e folclore. Por todas as esquinas da cidade terá sempre alguém trabalhando com algum tipo de arte.
Estarão sendo ofertados 55 opções de oficinas e minicursos com professores e artistas de várias partes do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As atividades são voltadas para as crianças, jovens, professores e adultos.
A meta da UFPR é mais uma vez atrair estudantes de outros estados para o litoral paranaense e também proporcionar oportunidades de aperfeiçoamento aos moradores da região de Antonina.
Para as crianças vão ser ministradas oficinas sobre jogos de dança, coral infantil, aeróbica, capoeira, história em quadrinhos, câmara fotográfica com furo de agulha, livro livre e dança criativa.
Na área de Arte Educação, haverá oficinas sobre música, trabalho corporal e arte educação. Em Educação Especial, as professoras Ruth Eugênia Amarante e Maria Zuleika Lopes Koritiak irão realizar cursos sobre lazer, deficiência e ação comunitária. Vivência ritmico-motora é o assunto de Cinira Juraszek Mezzadri e Josiele Gasparin.
Muitas são as opções para os jovens acima de 15 anos, que poderão escolher por tecelagem, dança de salão, pintura, danças afro-brasileiras, banda, artesanato em bambu, oficina em pedra, desenho, iniciação teatral, ecoturismo, projeto cultural, carimbo ou teatro. Ainda para esta faixa etária, são oferecidos cursos de fotografia, gaita de boca, performance, construção de instrumentos de percussão, malabarismo técnico, animação, bonecos gigantes e literatura.
Outros minicursos vão ser realizados sobre história da pintura contemporânea, teatro brasileiro contemporâneo, história e estética do rock, a permanência da pintura no pós-moderno, estética brechtiana. Pintura, escultura e arquitetura, são as atividades ofertadas na categoria aprimoramento.
Durante todo o Festival, a comunidade poderá assistir a apresentações teatrais, musicais, de dança e malabarismo, como a BAda Giro, que faz o show de abertura, a Orquestra Harmônicas de Curitiba, o Grupo Wahari e a peça ‘‘Se essa rua fosse minha’’.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura pretende aperfeiçoar o Festival a cada ano. Para o próximo, deverá ser priorizada a pesquisa com o envolvimento do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e o Centro de Estudos do Mar.DivulgaçãoEspetáculo de rua que foi atração na edição do ano passado do Festival de Inverno de Antonina. As bananas coloridas são a marca deste anoMais de três mil pessoas estão sendo esperadas em Antonina a partir de amanhã para a oitava edição do Festival de Inverno
Teatro, música,
dança e circo estão
na programação