Andrés Caballero e Fernando Bocanegra em cena: atores trabalham no limite dos corpos
Andrés Caballero e Fernando Bocanegra em cena: atores trabalham no limite dos corpos | Foto: Juan Camilo Arias/Divulgação



Movimentos corporais e gestuais durante um espetáculo são parte integrante quase sempre presentes em uma atuação. Mais ou menos intensos, compõem a cena junto com o texto de acordo com a mensagem que diretor e ator querem passar. No teatro físico, arte explorada pelo grupo colombiano criado em 2012, El Hormiguero Teatro, a ideia, o pensamento e o desejo são transformados para além da capacidade da voz e da interpretação. "Não falamos de atuar, mas agir. Por isso, priorizamos o corpo como centro de atuação do ator. O esforço físico desencadeia outras questões – nos atores e na plateia – que vão muito além do texto", explica o diretor Gianluca Barbadori, que estreia no Brasil, na programação do FILO, o espetáculo "Maratona de Nova Iorque", nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), às 21h, no Palco Petrobras.

Diante disso, as formas estéticas tradicionais, segundo ele, rompem-se de maneira que não há uma preocupação latente com o que visual, apenas no que se vê, "mas no que se sente". "Existe, claro, um trabalho visual muito expressivo, mas, antes, existe uma liberdade do corpo. A partir dessa concepção, os atores começam a construir sua capacidade de escutar para agir e reagir e, então, explorar diferentes expressões artísticas. Nessa arte, portanto, o ator é colocado como objeto central, uma vez que há o entendimento de que o teatro se estabelece entre o próprio ator e plateia", relata o diretor que, para seus projetos, conta com a parceria de artistas multimídia, audiovisuais e cenográficos com experiências distintas no campo de encenação.

Neste espetáculo, Barbadori diz que os atores Andrés Caballero e Fernando Bocanegra são obrigados a trabalharem numa situação limite do corpo, de fadiga extrema, tanto que os ensaios não acontecem mais que uma vez. Na história, dois amigos de longa data vão participar da Maratona de Nova Iorque e começam a treinar para a competição. Numa dessas noites de treino, entre o cansaço e a persistência, vão surgindo lembranças sobre a vida e morte, brincadeiras e discussões que desencadeiam em reflexões mais profundas. Em cena, atores correm o tempo todo (sem sair do lugar), durante quase 50 minutos, remetendo à ideia do treino para a maratona. O movimento repetitivo exige dos atores uma concentração ainda maior, haja vista que não existem cenas ou gestos específicos para cada fala. "Neste aspecto que se insere o estado de escuta entre os atores para a ação".

FILO 2017
Maratona de Nova Iorque com El Hormiguero Teatro (Colômbia)
Quando: Quarta-feira (23) e quinta-feira (24), às 21h
Onde: Palco Petrobras - Divisão de Artes Cênicas/UEL (av Celso Garcia Cid, 205)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada)