O Quinteto de Sopros Villa Lobos se apresenta neste sábado (15), às 18h30, no Teatro Crystal Palace, pela Série Petrobras, no 37º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina).

O programa do concerto começa com a peça "Quarteto em Sol Menor", de Franz Danzi, do período clássico, que ressalta a afinação, justeza e exatidão dos instrumentos. Traz ainda as composições de Heitor Villa-Lobos, "Quatuor"; Edino Krieger, "Serenata a Cinco"; e Paul Hindemith, "Pequena Música de Câmara para Cinco Instrumentos de Sopro".

O grupo é formado por Rubem Schuenck (flauta transversal), Luis Carlos Justi (oboé), Philip Doyle (trompa), Carlos Bertão (fagote) e Ricardo Silva Ferreira (clarinete).

Criado em 1962, o Quinteto de Sopros Villa-Lobos está completando 55 anos de atividades ininterruptas. Nenhum dos integrantes da atual formação é fundador, mesmo assim há músicos que estão há quase 30 anos no grupo e alguns da nova geração há cinco.

O nome do grupo foi dado por Mindinha, segunda esposa de Villa Lobos, patrono do Quinteto. "Seguimos a filosofia pedagógica de Villa-Lobos, que é tocar em todos os locais possíveis, incentivar jovens músicos e executar a boa música, seja ela de concerto ou popular" disse Luis Carlos Justi, oboísta do Quinteto.

Rock
Comemorando o Dia Mundial do Rock – celebrado no dia 13 de julho -, o FIML honra seu slogan de "Festival de todas as músicas", trazendo várias bandas em espetáculo na Concha Acústica, neste sábado, a partir das 16 horas, na Concha Acústica. Com direção de Paulão Rock'n Roll, o evento traz as bandas Polêmik, Extremits, CrazyHorse, Bernardo e o Bando, entre outras.

Viola caipira

Formada por cerca de 60 integrantes entre crianças, jovens e adultos da mais variadas idades, classes sociais e profissões, a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio se apresenta no FIML com 30 membros, sob a regência do maestro Edson Murari Lima. "A finalidade é a integração, o amor à viola e à cultura caipira. Muitos dos integrantes vieram conhecer a viola caipira nas apresentações e ensaios da orquestra e meses depois estão tocando nos palcos com a gente", conta o maestro. O show será neste domingo (16), no Shopping Royal Plaza, a partir das 14 horas.

Local: Royal Plaza Shopping
Horário: 14h
Bilheteria: Gratuito

Serviço
Concerto Quinteto Villa Lobos
Quando: sábado (15), às 18h30
Onde: Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, 15)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (ingressos no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310), das 10h às 18h. Após, na bilheteria do Teatro.


Dia Mundial do Rock
Quando: sábado (15), às 16 horas
Gratuito


Orquestra de Viola Caipira e Show de Danças e Evolução da Melhor Idade
Quando: domingo (16), às 14 horas
Onde: Royal Plaza Shopping
Gratuito


Mais no festival

SÁBADO (15)
Aula Aberta Canto Coletivo Improvisado
Horário - 10h e 15h
Onde - Zerão (ao lado do Anfiteatro)

Kids Festival
Horário - 10h30
Onde - colégio Mãe de Deus – sala 22

Cortejo de Apresentação do Tambor Sopapo
PEPEU – Programa de Extensão em
Percussão da Universidade Federal de
Pelotas (RS)
Horário - 10h30
Onde: Calçadão (saída do Ouro Verde em direção ao Banco do Brasil)

In Concertina – Palhaço Ritalino
Horário – 15 horas e 17 horas
Onde – Centro Cultural Sesi/AML

Festival Beethoven
Horário – 20h30
Onde – Teatro Ouro Verde

Festival By Night – Sarará Criolo
Horário – 22 horas
Onde – Bar Valentino

DOMINGO (16)
Festa Barbada com Tiro Williams & The Wild Cowboys
Horário – 22 horas
Onde – Bar Valentino