A Vila Cultural Cemitério de Automóveis promove hoje (30) a Virada Literal, que consiste em 12 horas de literatura, música, dança, teatro, performances e gastronomia. O evento tem início às 12h e vai até às 24h na Rua João Pessoa, 103, região central de Londrina.

A Virada Literal marca o fechamento das diversas atividades do primeiro semestre, como oficinas de musica e poesia, o projeto Diálogos, onde um escritor compartilha sua experiência, curso de teatro e outras atividades promovidas na Vila.

A programação envolve almoço, onde será servido "Escondidinho de Letras", - purê de mandioca com bacalhau-, prato que será vendido a R$ 10,00 por pessoa, incluindo o ingresso. Para quem não almoçar no local, a entrada custará R$ 5,00. Simultaneamente ao almoço haverá a abertura de uma exposição da revista Coyote, publicação literária que comemora 10 anos de circulação.

Também vai haver a apresentação da sambista Vilma de Oliveira & ritmistas convidados, em uma roda de samba. Além disso, o evento contará com outras atrações musicais como blues, o jazz e o rock and roll e músicas com a batida ancestral de África.

Às 16h, o grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) fará uma leitura dramática do texto "Efeito Urtigão", de Mário Bortolotto. "Efeito Urtigão" discute a necessidade de fuga, de isolamento, sensação de deslocamento das pessoas na atualidade. Em seguida, às 18h, o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) César Carvalho, faz leitura e bate papo sobre autores como Roberto Piva e outros.

No início da noite, por volta das 19h acontecerá o "Sarau: prosa, poesia & outras delícias" com a leitura de autores nacionais e internacionais e a bailarina Gabriela Baggio apresenta uma dança tribal "Bellydance", que tem o ritmo cigano em fusão com passos contemporâneos.

Às 21h a banda Gangue de Ganso apresentará seu show tradicional e o trabalho que une o blues, a leituras de textos literários, principalmente a poesia londrinense, intitulado "Um blues pra poesia".

No encerramento, às 22h, haverá uma discotecagem de vinil "Rock’n Blues", com o designer Marco Tavares. A virada contará também com um escambo de livros, que é a troca de obras entre os participantes.