As dezenas de bancas de revista de Londrina estão de portas abertas para leitores ávidos por informações sobre assuntos variados demostrando que existe vida e novidade fora da internet. Apesar de terem sido retiradas do Calçadão e de outros locais de Londrina há seis anos, as bancas da cidade conseguiram reconquistar e até ampliar seu público na cidade. "Houve uma queda no movimento logo que mudamos de endereço. Mas logo as pessoas foram se habituando e quem costumava comprar revistas e jornais continua mantendo esse hábito. Mesmo com a internet ainda há espaço para os veículos impressos", enfatiza José Tito, dono da Banca do Tito, que há 43 anos trabalha no ramo e, em 2010, transferiu para o edifício Centro Comercial a banca que mantinha na Concha Acústica.
O representante comercial Ricardo Ferreira costuma visitar as bancas da cidade com frequência. "Coleciono gibis de super-heróis da DC Comics há 10 anos, e sempre estou em busca de novidades nas bancas. Procuro saber dos lançamentos pela internet, mas não abro mão de comprar as versões impressas das histórias em quadrinhos. Comecei a ler gibis na infância por influência dos meus pais e pretendo incentivar meus filhos a também terem esse hábito da leitura. Tenho cerca de 500 gibis em casa", revela.
Há caso de pessoas bem jovens que também não abrem mão de ler histórias impressas. É nas páginas em papel que muitos curtem os personagens dos mangás, a HQ japonesa que também tem versões para televisão que, no Brasil, fizeram a cabeça de nove entre dez adolescentes a partir dos anos 90. É o caso do estudante de Ciências da Computação Felipe Ferrari, 19 anos, que conta: "Leio mangá há uns cinco anos e gosto de comprar as revistas em bancas, mas como existem muitos títulos que não são lançados no Brasil, costumo ler algumas histórias em sites especializados que disponibilizam o conteúdo com legendas em português."

Gibi era nome de uma história em quadrinhos brasileira que começou a circular em 1939. O termo passou a ser sinônimo deste tipo de publicação

Histórias em quadrinhos japonesas que deram origem aos animês na televisão. 40% das publicações impressas no Japão são mangás

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional