Omar Coleman teve contato com o blues ainda na infância, "com caras como Tyrone Davis e Bobby Rush"
Omar Coleman teve contato com o blues ainda na infância, "com caras como Tyrone Davis e Bobby Rush" | Foto: Divulgação



Considerado jovem em relação a outros 'bluesmen', o norte-americano Omar Coleman, de apenas 41 anos, já é tido como um dos expoentes da atualidade no gênero, sobretudo por ser um músico versátil. Além da performance na gaita, traz também um novo estilo vocal cheio de suingue que complementa com um som harmônico enraizado na tradição, mas atualizado com um contemporâneo ímpeto rítmico e alcance de improvisação. Conhecido por interagir a todo momento com o público, Coleman faz show em Londrina nesta sexta-feira (22), às 21 horas, no Teatro Crystal Palace, para o evento Blues Night, promovido pelo Jozzolino Áudio Design, e conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação. A banda é formada por Nicolas Simi (guitarra), Danilo Simi (guitarra), Raoani Brascher (baixo), Jaderson Alves (bateria).

Nascido e criado no lado oeste de Chicago em 1973, Omar Coleman, por influência da mãe - que era proprietária de um clube onde se apresentavam vários figurões da época -, teve contato com a música ainda na infância. "Caras como Tyrone Davis e Bobby Rush chegaram a tocar lá. Eu era apenas uma criança de dez ou onze anos", lembra ele, citando outros nomes que ouvia como Muddy Waters, Buddy Guy e Junior Wells, Sam Cooke, O.V. Wright e James Brown. "Junior Wells é a minha principal influência", diz, completando que, além do modernismo rítmico de Wells, se inspira em Bobby Rush, lendário maestro do "folk-funk", cujo trabalho encontrou, pela primeira vez, nos registros que sua avó costumava brincar.

Apesar do contato precoce musical, foi apenas em 2003 que começou a tocar publicamente. E, ao longo dos anos seguintes, tornou-se altamente respeitado como um jovem gaitista, tendo gravado três álbuns. Em 2005, Coleman apareceu no Chicago Blues Festival como parte do "Chicago Blues Harmonica Project", um show que coincidiu com uma versão de CD do mesmo nome. Em 2011, gravou seu primeiro CD, "Omar Coleman - West Side Wiggle", que conta com a participação de três artistas já indicados ao Grammy: Billy Flynn, Kenny "Beedy Eyes" Smith e Bob Stroger. Em 2015, fez sua estreia no Delmark Records com seu álbum "Born & Raised", nomeado para Melhor Álbum do Ano de 2015 pela Living Blues Magazine.

Coleman cantor
O lado vocalista veio de maneira inesperada, quando começou a cantar despretensiosamente durante os shows. Tendo como padrinhos e mentores Billy Branch e Sugar Blue, logo sua carreira e seu estilo tomaram forma. Tocou em festivais ao lado de lendas como Robert Cray, Buddy Guy, BB Kink, Robert Randolph, além de ter acompanhado nomes como Louisiana Red, John Primer, Hubert Sumlin, Sean Carney, Henry Gray,Katherine Davis, Bob Stroger, Joanna Connor, Billy Flynn, Kinsey Report, Chico Banks. Omar já se apresentou em inúmeros festivais como San Francisco Blues Festival, Chicago Blues Festival, Spain Blues Fest, Muddy Waters Festival of Westmont.

Serviço:
Blues Night com Omar Coleman
Quando: Sexta-feira (22), às 21h
Onde: Teatro Crystal Palace (rua Quintino Bocaiúva, 15)
Quanto: R$ 500 (mesas para 4 lugares). R$ 200 (mesa para 2 lugares). Os convites podem ser adquiridos pelo Disk Blues 3357-1392*
*Assinantes da Folha de Londrina têm desconto pelo Clube do Assinante