Bailarinas com deficiência visual entram no mundo do cinema na ponta dos pés: beleza e inspiração
Bailarinas com deficiência visual entram no mundo do cinema na ponta dos pés: beleza e inspiração | Foto: Divulgação



O Projeto Dançando Um Sonho - Ballet de Cegos e Outras Deficiências promove, no sábado (11), o espetáculo "Uma noite no cinema". No ano passado, com a temática "As 4 Estações", os bailarinos encantaram os expectadores no Teatro Zaqueu de Melo. Este ano, o palco será o Auditório do Sincoval, às 19h30.
Criado em 2014 pela bailarina Sabrina Bueno, o Projeto Dançando Um Sonho - Ballet de Cegos e Outras Deficiências possui, hoje, 12 alunos, todos com alguma necessidade especial. Através da dança, o projeto busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes. Bueno, que tem um irmão com paralisia, conta que essa foi uma das razões que a levou a criar o projeto. "Meu irmão foi diagnosticado com paralisia cerebral logo ao nascer, então, sei o quanto é difícil para esse público a inclusão social, em quaisquer atividades. Foi então que resolvi, através da arte da dança, ajudar a mudar esse cenário", explica.

As aulas são gratuitas e ministradas todos os sábados, em Londrina, na Praça da Juventude da zona norte. O projeto não possui financiamento público e é mantido através de doações da comunidade e apoiadores. "Nós nos mantemos através de doações que recebemos e de ações que fazemos ao longo do ano. Nos esforçamos para vender pizzas, pastéis, rifas, entre outros, para levantar fundos para os eventuais gastos."

Como o próprio nome da apresentação já sugere, "Uma noite no cinema" terá coreografias solos, duos e trios, todas envolvendo músicas de diversos filmes, como "Cidade dos Anjos", "Moana", "A Pequena Sereia" e "Titanic." O espetáculo é livre para todas as idades e traz uma novidade nesta terceira edição: a áudio-descrição, faixa narrativa adicional para deficientes visuais. A bailarina Sabrina Bueno diz já estar com os nervos à flor da pele, com a proximidade da apresentação. "A expectativa é grande para poder mostrar para as pessoas o trabalho que o projeto desenvolveu ao longo do ano. Mais do que apenas ir assistir à apresentação de dança, nosso principal objetivo é tocar realmente o coração das pessoas e mostrar que nada é impossível para quem realmente quer." Ela conta também que, para os alunos, a expectativa é ainda maior. "Os alunos estão super ansiosos para essa apresentação. É o momento do ano que eles mais esperam."
As entradas custam R$10, mais a doação 1 kg de alimento não perecível, o qual será repassado para instituições da cidade. Os interessados podem adquirir e reservar os convites diretamente com Sabrina através do telefone (43) 9 9825-0491, ou nos pontos de venda.

SERVIÇO
"Uma Noite no Cinema" - Projeto Dançando Um Sonho
Onde: Auditório Sincoval (Rua Gov. Parigot de Souza, 220);
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 10 (mais 1 kg de alimento não perecível);
Pontos de venda: Loja Tecelagem Adriana (Av. Saul Elkind, 702 e Rua Francisco Gabriel Arruda, 1521 - Londrina);
Loja Mais Planejados (Av. Ronat Walter Sodré, 2136 – Ibiporã)