O cinquentenário da morte de Monteiro Lobato também está sendo lembrado com um documentário e uma página na Internet. Os dois projetos são baseados no livro ‘‘Monteiro Lobato: Furacão da Botocúndia’’, de Carmen Lúcia Azevedo, Márcia Camargo e Vladimir Zachetta. A intenção, segundo Zachetta, é ‘‘revelar o cidadão Monteiro Lobato, que vai além do pai da Emília e criador do Sítio do Picapau Amarelo e do personagem Jeca Tatu’’.
A home page pode ser acessada pelo endereço www.monteirolobato.art.br. Por meio dela, será possível obter mais informações sobre o autor, entrar em uma livraria virtual e participar de bate-papos e brincadeiras em chats.
Além disso, José Roberto Torero está escrevendo o roteiro da videobiografia de Lobato, que deve ficar pronta ainda este mês. Com direção de Roberto Elizabetski, o documentário terá uma hora de duração. A idéia é exibi-lo em emissoras de tevê educativas e depois distribuir cópias para escolas. O filme está sendo feito em parceria com os autores de ‘‘Monteiro Lobato: Furacão da Botocúndia’’. Eles passaram dois anos pesquisando o lançamento da obra, vencedora do Prêmio Jabuti de 1997, e integram o Projeto Memória, do Banco do Brasil e da Odebrecht, que elegeu 1998 como o ano de Monteiro Lobato.
Até o final do ano, estão previstos também os lançamentos de uma revista dirigida a jovens e de um livro que resgata o diálogo do escritor com seus contemporâneos. (A.E.)

BIBLIOGRAFIA