Imagem ilustrativa da imagem Átimos e explosões de jazz



Alguns do maiores nomes da música instrumental nacional e internacional estarão reunidos em Londrina neste final de semana durante a primeira edição do Jazz in Festival. O pianista, arranjador e compositor Wagner Tiso, o saxofonista Derico e o guitarrista argentino Victor Biglione fazem parte das atrações do evento que será realizado na sexta-feira (15), e sábado (16), às 20h30, no Teatro Ouro Verde e tem o apoio do Grupo Folha de Comunicação.

A noite de estreia do festival vai contar com dois lançamentos importantes. Um deles é o álbum "The Finland Concert", gravado ao vivo na Finlândia pelo duo formado por Wagner Tiso e Victor Biglione. A dupla apresentará para o público londrinense o repertório do disco recém-lançado e dedicado a temas da música popular brasileira. "A gente tem esse duo há muito tempo. Nesse disco, juntamos piano com violão de aço para interpretar clássicos da MPB e do jazz. Estamos ligadíssimos no show, ensaiando direto", ressalta Biglione, que tem um currículo imenso ao lado de grandes nomes como Elis Regina. "O disco é muito bom, a gente estava num momento muito especial, em uma forma incrível, ficou uma maravilha de execução e repertório, e agora estamos apresentando pelo Brasil", acrescenta Tiso, amigo de infância de Milton Nascimento e figura chave na construção harmônica da geração de músicos mineiros conhecida como Clube da Esquina.

Imagem ilustrativa da imagem Átimos e explosões de jazz



Outro disco que será lançado na sexta-feira (15) é "Catamarã", de André Siqueira, que será apresentado na íntegra, tendo como convidado o flautista Pedrinho Guimarães, ao lado do contrabaixista Gabriel Zara e do baterista Bruno Cotrim. Compositor e violonista, André Siqueira produziu um disco autoral cuidadoso, ancorado tanto na sabedoria popular de origem rural quanto na música clássica da primeira metade do século 20.

A grade de shows tem sequência na noite de sábado (16) com destaque para a boa safra de músicos da cidade. Formado por Mateus Gonsales (piano) e José Marcelo Casagrande (vibrafone), o Duo Clavis recebe dois convidados: o guitarrista e arranjador Luciano Silva - autor de pelo menos três livros sobre estrutura musical, entre eles "Tricordes: visualização de escalas e modos" - e o saxofonista Derico Sciotti - conhecido por divulgar a música instrumental e o jazz nos programas de Jô Soares, tanto no SBT quanto na Globo.

Wagner Tiso, Victor Biglione e Derico participam da primeira edição do Jazz in Festival; evento conta com apresentação de repertórios de discos recém-lançados
Wagner Tiso, Victor Biglione e Derico participam da primeira edição do Jazz in Festival; evento conta com apresentação de repertórios de discos recém-lançados | Foto: Fotos: Divulgação



Para encerrar a noite, Vitor Gorni inspirou-se nos encontros de Gerry Mulligan e Astor Piazzolla para formar o Septeto Reunion, uma seleção de craques da música instrumental londrinense. O grupo que faz sua estreia no palco do evento é formado por Gilson Corsaletti (bateria), Gabriel Zara (baixo), José Marcello Casagrande (vibrafone), Mateus Gonsales (piano), Miguel Santos (acordeon), Arthur Alves (violoncelo) e o próprio Vitor Gorni (sax barítono), que transcreveu e arranjou as faixas do disco "Summit", gravado por Mulligan e Piazzolla em 1974. O Jazz in Festival será palco do primeiro show do Septeto.

O Festival in Jazz é promovido pelos músicos londrinenses Kiko Jozzolino e André Siqueira. "Nossa intenção é que esse festival entre de vez para o calendário da cidade. A receptividade está maravilhosa", afirma Jozzolino.

Serviço:
Jazz in Festival
Quando – Sexta-feira (15) e sábado (16), às 20h30
Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Pontos de venda - Lojas 5àSec ou pelo telefone (43) 3357-1392, com entrega em domicílio