Arte de Alexandre ‘Bisnaga’, que integra a mostra, traz grafite misturado a colagens de lambe-lambe
Arte de Alexandre ‘Bisnaga’, que integra a mostra, traz grafite misturado a colagens de lambe-lambe | Foto: Fotos: Divulgação



O debate sobre questões de gênero chegou ao universo do grafite. As diferenças de street art produzida por homens e mulheres será um dos assuntos abordados na terceira edição da Semana de Arte Urbana do Sesi (Saus), que traz como tema "3 Saus, Igual e Diferente". O evento será aberto nesta terça-feira (16), às 18 horas, e até quinta-feira (18) contará com uma mostra de trabalhos produzidos por grafiteiros londrinenses, feira de impressos, exibição de documentário e show da cantora curitibana Janine Mathias. As atividades acontecem no Centro Cultural Sesi/AML.

Na abertura do evento haverá discotecagem da DJ londrinense Gabriela Wis. "Como em toda abertura da Saus, os três artistas que participam da mostra, Hadylle Moreira, Alexandre 'Bisnaga' Malkioke e Gian Magon, utilizarão suas técnicas preferidas para a construção de um painel coletivo, também conhecido como live paint. Eles aplicarão suas técnicas na parede do próprio Sesi. O apoio de uma instituição como o Sesi é muito importante para os grafiteiros de Londrina, principalmente neste momento em que o prefeito de São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, está acabando com alguns dos maiores símbolos da arte urbana brasileira", destaca Lua Specian, curadora da exposição.

Ela salienta que entre os objetivos da mostra está o debate sobre diversas questões que envolvem o segmento. "Assim como a pichação, o grafite ainda sofre muito preconceito no País mas ao mesmo tempo em que é marginalizado nas ruas passou a ser bastante valorizado em galerias de arte. Por que isso acontece? Outro tema que estaremos abordando é a questão de gênero. Enquanto Londrina tem se apresentado como um polo exportador de excelentes grafiteiros que têm feito sucesso até no exterior, as mulheres daqui que produzem esse tipo de arte fazem questão de não serem notadas. A exposição não responderá a essas e outras perguntas, mas levantará a bola para o debate sobre elas", ressalta a curadora.

Hadylle Moreira mostra a vertente feminista do grafite em Londrina
Hadylle Moreira mostra a vertente feminista do grafite em Londrina



Lua salienta que a escolha dos artistas para esta edição da mostra ajuda a promover as reflexões propostas pelo evento. "A Hadylle Moreira é uma feminista que desenvolve um lindo trabalho pintando apenas mulheres com seu grafite. O Alexandre 'Bisnaga' apresenta uma técnica que adiciona colagens de lambe-lambe ao grafite. Já o Gian Magon tem um trabalho bastante focado em personagens que são retratados em situações diversas", detalha. Os trabalhos dos artistas selecionados para a mostra poderão ser vistos no Sesi até o dia 30 de junho.

A exibição do documentário Graffiti Fine Art está agenda para quarta-feira (17), às 19h30. A Saus promoverá ainda a primeira Feira de Impressos dentro da Semana de Arte Urbana do Sesi, a FIA, que será realizada na quarta e quinta-feira (18), das 16 às 21 horas. A feira acontece através de seleção de artistas gráficos locais que estarão expondo seus trabalhos como lambe-lambe, adesivos, zines, ilustrações, toy arts e gravuras. Um show com a cantora curitibana Janine Mathias marcará o encerramento do evento. A apresentação acontece na quinta-feira (18), às 20 horas, e terá como base o repertório do EP "Eu Quero Mergulhar", com produção dos MCs Cabes e Cilho, álbum em que Janine mergulha na essência dos beats com referências do soul, jazz e samba, retratando a partir de suas letras toda a cadência e o seu flow, que ela denomina soulrap.

Serviço:
3ª Semana de Arte Urbana do Sesi
Quando – de terça (16) a quinta-feira (18). A exposição com obras de grafiteiros da cidade ficará aberta para visitação até 30 de junho
Onde – Centro Cultural Sesi/AML
Quanto - Gratuito