Finlandês radicado em Londrina há seis anos, Jukka Virkkunen abre hoje sua primeira exposição individual na cidade. Quinze telas de pintura em acrílico e spray produzidas pelo artista plástico ficarão expostas até o próximo dia 21, no Cheers Pub. A mostra poderá ser visitada de terça-feira a domingo, a partir das 20 horas.
Nascido na cidade de Jyväskylä, capital da Província dos Lagos, na Finlândia, Virkkunen teve o primeiro contato com as artes plásticas ainda na infância. "Incentivado pelos professores de educação básica que perceberam que meu desenvolvimento nas aulas de educação artística era maior que a média, meus pais me matricularam na Escola Municipal de Artes da Finlândia. Durante 10 anos aprofundei conhecimentos nas áreas de pintura, gravura, fotografia e arquitetura, entre outros cursos", relata.
Durante os estudos, o artista plástico participou de algumas exposições em sua terra natal. "A escola alugava uma sala no museu da cidade e cada aluno podia expor um trabalho. Neste período também venci dois concursos de cartaz e tive a oportunidade de realizar minha primeira exposição pública na República da Letônia", destaca.
Depois de concluir o curso, Virkkunen fez um intercâmbio cultural. "Eu tinha 18 anos e fiquei encantado com a alegria e o modo de vida dos brasileiros, que não são tão sistemáticos como os finlandeses. Gosto de muito de observar as estampas de roupas que as pessoas vestem, a maneira como se comportam e a arquitetura local. Esses elementos servem de inspiração para compor minhas telas", revela.
Após se casar com uma londrinense que conheceu durante o intercâmbio, ele voltou a morar definitivamente na cidade após um período de dois anos em seu país. "Chegando a Londrina de mudança abri uma loja de ferramentas e fiz um curso de graduação em Design Gráfico. Durante alguns anos deixei a pintura de lado, nem sequer pensava no assunto. Perdi a vontade de pintar", lembra.
A inspiração voltou há pouco mais de um ano. "Um dos trabalhos da faculdade era produzir um fotolivro sobre algum artista da cidade e me indicaram o José Gonçalves. Durante três meses visitei o ateliê dele uma vez por semana para produzir fotos sobre seus quadros, que assim como minhas telas são bastante coloridas e vibrantes. O contato com esse universo me trouxe de volta a vontade de pintar", esclarece.
Um empurrãozinho da esposa londrinense era o que faltava para o artista plástico voltar com força total às tintas, pincéis e sprays. "Ela começou a postar fotos das minhas telas nas redes sociais e em poucas semanas comecei a receber encomendas de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Austrália e diversos países da Europa. Também recebi um convite para realizar uma exposição na Finlândia em abril", comemora.
Influenciado pela arte pop de Andy Warhol e por nomes consagrados como Picasso, Salvador Dalí e Mondrian, o finlandês define seu estilo como abstrato alegre. "Tem um cliente de Curitiba que encomendou uma tela minha e relatou que ela devolveu a ele a vontade de voltar pra casa, que ele se sente alegre ao ver as cores do quadro que produzi. É exatamente isso que desejo levar para as pessoas, um pouco mais de beleza e alegria", conclui.

Serviço:
Exposição do artista plástico Jukka Virkkunen
Quando – De hoje a 21 de março. Visitação de terça-feira a domingo, a partir das 20 horas
Onde – Cheers Pub (R. Alagoas, 1005), em Londrina