Beto Shibata vai dar oficina sobre o processo criativo da colagem
Beto Shibata vai dar oficina sobre o processo criativo da colagem | Foto: Fotos: Divulgação



A quarta edição do "Ciclografias: teoria das colisões", evento dedicado às artes gráficas e visuais, começa amanhã (27) reunindo artistas e o público para uma extensa programação que segue até o dia 5 de novembro. Neste ano, a edição trará convidados como Fábio Morais (SP), Kenji Ota (SP), Beto Shibata (SP/SC), Daniel Barbosa (PR), Dirceu Maués (PA/MG) e Maurício Castro (PE). Todos eles ministrarão oficinas gratuitas, protagonizarão bate-papos e outras atividades abertas ao público. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.grafatorio.com/ciclografias, onde também é possível realizar inscrições para as oficinas gratuitas. Restam vagas para apenas duas delas.

A programação inicia com a oficina "Serigrafia para Encadernação Artesanal", ministrada pelo editor e encadernador curitibano Daniel Barbosa (vagas esgotadas). Já a abertura oficial do evento está marcada para a sexta-feira (28), a partir das 19 horas, na Vila Cultural Grafatório, quando será aberta a exposição "Meu Universo", do artista visual e designer gráfico Beto Shibata, cujos trabalhos incluem principalmente colagens, gravuras, tapeçarias e zines. A exposição é um recorte de suas principais obras autorais, privilegiando aquelas que se utilizam de procedimentos gráficos. Em seguida haverá bate-papo com o artista e o jazz cigano da banda Londrina Hot Club.

Kenji Ota vai abordar o processo de revelação de fotos sobre vidro, espelho, azulejos e outros materiais
Kenji Ota vai abordar o processo de revelação de fotos sobre vidro, espelho, azulejos e outros materiais



FEIRA
Dentre as atividades do evento está a Feira DOBRA de Arte Impressa, que acontece no sábado (29), das 13 às 19 horas no Museu de Arte de Londrina, reunindo quase 50 expositores entre microeditoras, editores independentes, gravuristas, zineiros, quadrinistas, fotógrafos e outros artistas gráficos dispostos a venderem e a trocarem suas obras. Três dos artistas convidados do Ciclografias participarão de conversas abertas ao público: Daniel Barbosa (14h30), Fábio Morais (16 horas) e Kenji Ota (17h30). A entrada é gratuita.

Serviço:
Abertura "Ciclografias: teoria das colisões"
Quando: Sexta-feira (28/10)
19h – Exposição Meu Universo, de Beto Shibata
20h – Bate-papo com o artista
21h – Jazz cigano com Londrina Hot Club
Onde: Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575)
Quanto: Gratuito

Feira DOBRA de Arte Impressa
Quando: Sábado (29/10) das 13 às 19h
Onde: Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640)
Quanto: Gratuito