Uma das características do FILO (Festival Internacional de Londrina) é levar o teatro para além dos espaços culturais tradicionais. Nesta 49ª edição, serão três espetáculos de rua gratuitos voltados ao público de todas as idades. O primeiro deles aconteceu na manhã deste sábado (12), na praça Marechal Floriano Peixoto (área central), reunindo uma série de crianças, adultos e famílias inteiras que deram muitas risadas com a apresentação "Mequetrefe Circo Show", da Cia Cirko Volonte (Londrina). O festival segue até o dia 27 de agosto com 78 apresentações variadas de 34 grupos nacionais e internacionais. A programação completa pode ser conferida pelo site www.filo.art.br.


Imagem ilustrativa da imagem Apresentações do FILO tomam às ruas
| Foto: Milton Dória/Divulgação FILO



No espetáculo, o palhaço Mequetrefe se prepara para seu novo show de habilidades. Mas as coisas não acontecem exatamente da forma que deveriam e tudo acaba se transformando num divertido jogo de mágicas e malabarismo com direito a uso de chicotes e monociclo. O público, a todo momento, além de dar risada, é convidado a participar diretamente dos números de dança e adivinhação. E, prontamente, um a um, vão sendo contagiados com a magia do teatro. A Cia. Cirko Volonte nasceu na cidade de Sumaré (SP) e é formada pelos atores Gustavo Bertin, Guilherme Padilha e Guilherme Bertin, que têm trajetória na arte de rua desde 2006.

Um aglomerado se multiplicava conforme as risadas e palmas tomavam conta da praça. Quem passava pelo local, e descobria o que estava acontecendo, parava para conferir. Assim foi com a aposentada Telma Rolim, que fazia compras no Calçadão com a mãe, Erondina Trese. "Não sabia que iria acontecer essa apresentação, ainda bem que parei. Foi muito bonito e divertido. Palhaçada faz bem para qualquer idade. Minha mãe e eu adoramos", contou.

O representante comercial Nelson Rodrigues, que costuma levar o neto aos sábados no local para brincar, ficou feliz com a surpresa, bem como Joaquim que, nos ombros do avô, não tirava os olhos do palhaço. "Acho que ele está gostando", disse, rindo.

DOMINGO
Neste domingo (13), a apresentação de rua da vez é do do espetáculo "Zé Maria & Marizé", da Cia Curumim Açu (Londrina), às 11h, no Zerão, que conta a história de um casal que precisa se encontrar. Um artista, bonequeiro e ator volta para casa para reencontrar sua mulher, prestes a dar à luz. Nessa viagem, personagens cruzam o seu caminho em direção à família apontada por ele, e também sua, o circo itinerante.

O espetáculo é construído cenicamente a partir de referências da memória do circo mambembe, do europeu e do circo de pulgas nordestino, de onde surge a inspiração para os "personagens-palhaços" que contam o Auto. A montagem propõe, também, o questionamento de valores morais associados à instituição da família, apontando o circo como a representação de uma família não tradicional.

SERVIÇO

Zé Maria & Marizé com Cia Curumim Açu (Londrina)
Quando: Domingo (13), às 11h
Onde: Zerão (ao lado do Anfiteatro)
Quanto: Gratuito

Inka Clown Show com Cia Circo Rebote (Brasília)
25 de agosto, às 19h, na Concha Acústica (Praça 1º de Maio)
26 de agosto, às 16h, no Zerão (ao lado do Anfiteatro)
27 de agosto, às 16h, na praça Nishinomyia (Aeroporto)
Quanto: Gratuito