VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Folha 2
12/08/2017
PARA TODAS AS IDADES

Apresentações do FILO tomam às ruas

Nesta 49ª edição, são três espetáculos gratuitos; festival segue até 27 de agosto

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Uma das características do FILO (Festival Internacional de Londrina) é levar o teatro para além dos espaços culturais tradicionais. Nesta 49ª edição, serão três espetáculos de rua gratuitos voltados ao público de todas as idades. O primeiro deles aconteceu na manhã deste sábado (12), na praça Marechal Floriano Peixoto (área central), reunindo uma série de crianças, adultos e famílias inteiras que deram muitas risadas com a apresentação "Mequetrefe Circo Show", da Cia Cirko Volonte (Londrina). O festival segue até o dia 27 de agosto com 78 apresentações variadas de 34 grupos nacionais e internacionais. A programação completa pode ser conferida pelo site www.filo.art.br.

Milton Dória/Divulgação FILO
Milton Dória/Divulgação FILO

PUBLICIDADE

No espetáculo, o palhaço Mequetrefe se prepara para seu novo show de habilidades. Mas as coisas não acontecem exatamente da forma que deveriam e tudo acaba se transformando num divertido jogo de mágicas e malabarismo com direito a uso de chicotes e monociclo. O público, a todo momento, além de dar risada, é convidado a participar diretamente dos números de dança e adivinhação. E, prontamente, um a um, vão sendo contagiados com a magia do teatro. A Cia. Cirko Volonte nasceu na cidade de Sumaré (SP) e é formada pelos atores Gustavo Bertin, Guilherme Padilha e Guilherme Bertin, que têm trajetória na arte de rua desde 2006.

Um aglomerado se multiplicava conforme as risadas e palmas tomavam conta da praça. Quem passava pelo local, e descobria o que estava acontecendo, parava para conferir. Assim foi com a aposentada Telma Rolim, que fazia compras no Calçadão com a mãe, Erondina Trese. "Não sabia que iria acontecer essa apresentação, ainda bem que parei. Foi muito bonito e divertido. Palhaçada faz bem para qualquer idade. Minha mãe e eu adoramos", contou.

O representante comercial Nelson Rodrigues, que costuma levar o neto aos sábados no local para brincar, ficou feliz com a surpresa, bem como Joaquim que, nos ombros do avô, não tirava os olhos do palhaço. "Acho que ele está gostando", disse, rindo.

DOMINGO
Neste domingo (13), a apresentação de rua da vez é do do espetáculo "Zé Maria & Marizé", da Cia Curumim Açu (Londrina), às 11h, no Zerão, que conta a história de um casal que precisa se encontrar. Um artista, bonequeiro e ator volta para casa para reencontrar sua mulher, prestes a dar à luz. Nessa viagem, personagens cruzam o seu caminho em direção à família apontada por ele, e também sua, o circo itinerante.

O espetáculo é construído cenicamente a partir de referências da memória do circo mambembe, do europeu e do circo de pulgas nordestino, de onde surge a inspiração para os "personagens-palhaços" que contam o Auto. A montagem propõe, também, o questionamento de valores morais associados à instituição da família, apontando o circo como a representação de uma família não tradicional.

SERVIÇO

Zé Maria & Marizé com Cia Curumim Açu (Londrina)
Quando: Domingo (13), às 11h
Onde: Zerão (ao lado do Anfiteatro)
Quanto: Gratuito

Inka Clown Show com Cia Circo Rebote (Brasília)
25 de agosto, às 19h, na Concha Acústica (Praça 1º de Maio)
26 de agosto, às 16h, no Zerão (ao lado do Anfiteatro)
27 de agosto, às 16h, na praça Nishinomyia (Aeroporto)
Quanto: Gratuito
Marian Trigueiros Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Lembranças do pai

O encantamento pela corrida espacial e o amor pelas plantas estão entre as memórias que guardo dele

SUCESSO

A música é um trem que não para

Cantora e compositora Ana Vilela comemora sucesso de 'Trem Bala' e lança novo single que fará parte de seu primeiro álbum produzido pela gravadora Som Livre

FILO

A poética anárquica de Artaud

Espetáculo da Taanteatro, que estreia no FILO neste domingo, mostra vida e obra do dramaturgo e poeta francês Antonin Artaud

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados