Imagem ilustrativa da imagem Apoio concreto à primeira infância
| Foto: Fotos: Divulgação
"Sementes Brilhantes": projeto desenvolvido na cidade de São Paulo foi aplicado em três creches conveniadas com a prefeitura, instaladas em regiões de alta vulnerabilidade social como Paraisópolis, Caxingui e Jardim Ester, em 2016



O programa "Saving Brains", desenvolvido pelo Grand Challenges Canada, iniciativa que tem o objetivo de apoiar ideias ousadas com grande impacto para a saúde mundial, lançou novo edital para projetos de inovação na área de desenvolvimento infantil e receberá inscrições até 11 de outubro. Desde 2013, por meio de uma parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o Brasil se tornou um dos países elegíveis para participar da iniciativa e, nesse período, oito projetos brasileiros já foram selecionados nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas. Mais informações podem ser obtidas pelo www.fmcsv.org.br e o edital completo (em inglês) está disponível no portal www.grandchallenges.ca/saving-brains/

O programa, financiado pelo Governo do Canadá por meio do Fundo de Inovação e Desenvolvimento, apoia financeiramente projetos inovadores em países de baixa e média renda e no Canadá. Em outras palavras, financia ideias que se proponham a resolver desafios que impeçam o pleno desenvolvimento da criança nos primeiros "mil dias de vida", de forma a promover uma mudança sistêmica, sustentável e intersetorial. Os projetos selecionados recebem aporte financeiro de até 250 mil dólares canadenses, que poderão ser utilizados em até 24 meses com foco em temas como: educação, nutrição, saúde, empoderamento feminino e igualdade de gênero, além de paz e conflito, definidos como ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

A ideia é nutrir e proteger crianças na primeira infância para que possam desenvolver todo seu potencial
A ideia é nutrir e proteger crianças na primeira infância para que possam desenvolver todo seu potencial



Para o diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, a incapacidade de nutrir crianças e protegê-las contra riscos desrespeita o direito delas de desenvolver todo seu potencial. "Os primeiros mil dias de vida são uma janela de oportunidades e, portanto, reduzir as adversidades enfrentadas durante esse período e garantir um ambiente seguro, afetuoso e saudável contribui para a diminuição do desequilíbrio e na construção de uma sociedade mais justa", explica. Fundada em 1965, a fundação mantém diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento das crianças na Primeira Infância (do nascimento aos seis anos de idade), como intervenção social em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops.

Podem se inscrever propostas que contemplem produtos, serviços ou modelos de implementação que se mostrem acessíveis economicamente, viáveis para aplicação em larga escala e sustentáveis, sempre com base em evidências científicas. Desde o início da participação do Brasil, em 2013, oito projetos brasileiros já foram apoiados pelo projeto, de um total de 93 iniciativas nacionais inscritas. Um deles foi o Sementes Brilhantes, desenvolvido na cidade de São Paulo, que foi aplicado em três creches conveniadas com a Prefeitura de São Paulo, instaladas em regiões de alta vulnerabilidade social (Paraisópolis, Caxingui e Jardim Ester), em 2016. A metodologia criada pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil "Steps Baby Lounge" é direcionada à primeira infância para levar a impactos positivos na estimulação de várias modalidades que trabalham áreas cerebrais de bebês e crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Apoio concreto à primeira infância



Do privado para o público
A instituição foi criada há 14 anos pela empreendedora Glaucia Paula Maciel após se deparar com estudos e pesquisas que tratavam do desenvolvimento da criança até os três anos de idade, período no qual aproximadamente 60% da arquitetura cerebral é formada. "O objetivo principal do método é valorizar a individualidade de cada criança e promover o seu desenvolvimento integral para que ela se torne autônoma e capaz de pensamentos criativos." Atuando no segmento de educação infantil, a Steps Baby Lounge possui uma equipe multidisciplinar focada em oferecer estímulos de várias modalidades com uma metodologia que combina a neurociência com psicologia infantil, motricidade e práticas pedagógicas. "O método proporciona efeitos significativamente benéficos para a função executiva (memória de trabalho), as habilidades socioemocionais e a coordenação motora fina. Com o financiamento do programa, conseguimos aplicar o que fazemos no privado em creches públicas".

O programa, segundo ela, é dividido em três módulos. O primeiro é focado em psicomotricidade e as aulas trabalham a parte motora, tanto a fina quanto a ampla. Os exercícios aprimoram tônus muscular, flexibilidade, ritmo, equilíbrio, coordenação, estimulação tátil, agilidade, lateralidade e consciência corporal. O segundo módulo atua na sensibilidade musical e consiste em uma série de experiências musicais e sonoras que estimulam a percepção sensorial, aquisição de linguagem, audição, capacidade de ouvir e entender, exploração rítmica, noção de tempo e espaço e equilíbrio sócio emocional. O terceiro módulo corresponde à expressão artística. "São encontros planejados para explorar toda a parte sensorial, habilidades e competências sociais, desenvolvimento de linguagem, causa e efeito, memória visual e discriminação tátil. Tudo isso é fundamental para que a criança desenvolva sua arquitetura cerebral de forma integral".

Com o financiamento, durante um ano, 26 educadores das creches municipais receberam treinamento, materiais de apoio, equipamentos e brinquedos para as aulas, além de contarem com o acompanhamento de profissionais do Centro. Duzentas e vinte crianças com até três anos de idade foram impactadas. Segundo a empreendedora, os módulos do projeto Sementes Brilhantes são muito fáceis de serem compreendidos e aplicados. "Todo o processo foi concebido de modo que qualquer cuidador, mesmo sem formação específica, consiga replicar. Outro ponto positivo é o custo. São disponibilizados mais de 3 mil brinquedos e equipamentos a um valor compatível ao que uma creche pode arcar. Assim como essa metodologia, existem inúmeras espalhadas pelo Brasil que só precisam de apoio para serem aplicadas em larga escala", define.