Imagem ilustrativa da imagem Amigos inexistentes
| Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa da imagem Amigos inexistentes



Ele é conhecido como um poeta de muitos poetas. Um escritor de múltipla personalidade. Fernando Pessoa nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1988. Sua capacidade em criar inúmeras vozes para seus versos o transformou num autor único da literatura universal.
Com o objetivo de apresentar sua obra ao público infantojuvenil, a editora Peirópolis está publicando "Eu, Fernando Pessoa". O livro utiliza a linguagem das histórias em quadrinhos para revelar o universo literário do poeta português.
Roteirizado pela professora Susana Ventura e ilustrado pelo desenhista gaúcho Eloar Guazzelli, "Eu, Fernando Pessoa" apresenta a ideia de criação de heterônimos utilizada por Pessoa. Ao longo das páginas aparecem figura como Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.
Para apresentá-los, os autores fazem uso de cartas escritas por Pessoa em que ele procura explicar como cada um dos heterônimos foi criado. O próprio termo "heterônimo" não é utilizado pelo poeta, que prefere chamá-los simplesmente de "conhecidos inexistentes".
Fernando Pessoa foi um poeta da alma. Sua múltipla personalidade plantou árvores e colheu frutos na compreensão dos pequenos detalhes do interior do ser humano. Os quadrinhos desenvolvidos por Susana e Guazzelli caminham na direção dessa subjetividade. A narrativa traz certa complexidade que pode exigir do leitor alguma familiaridade com as linguagens dos quadrinhos e do cinema. Mas a poesia está toda lá, com navios atravessando a alma em noites de vento calmo.

Serviço:
"Eu, Fernando Pessoa – Em Quadrinhos"
Roteiro – Susana Ventura
Ilustrações – Eloar Guazzelli
Editora – Peirópolis
Páginas – 72
Quanto – R$ 39