Almôndegas do Bar do Paulista: macias por dentro, sequinhas por fora, são servidas com ou sem molho
Almôndegas do Bar do Paulista: macias por dentro, sequinhas por fora, são servidas com ou sem molho | Foto: Celso Pacheco



Botecos em geral não combinam com receitas ligths. Dentre os campeões de pedido, estão as frituras diversas, que são de ar água na boca até mesmo no público mais fitness. Tipicamente brasileiros, normalmente, não são ambientes requintados, mas vivem lotados de clientes em busca de uma boa porção e uma cerveja gelada com preços convidativos, sobretudo para o happy hour depois de uma dia intenso de trabalho. O jeito, então, é não se preocupar com a balança e experimentar essas diversas delícias sem peso na consciência, já que é muito difícil parar na primeira mordida.

O tradicional Bar do Paulista, muito conhecido por seus quitutes autênticos de boteco, participa do concurso "Comida de Buteco" com sua famosa Almôndega, um bolinho de carne incrementado. "Tudo vai depender da preferência do cliente, que pode escolher entre o molho de tomate ou não. Sem molho, é muito gostoso para comer como aperitivo acompanhando uma cerveja. Quem come no bar prefere essa versão. Já com molho, tem muita saída para quem leva para casa, como refeição", diz o proprietário Moair Cata Preta Campos, o Paulista em pessoa. Além do molho vermelho e queijo parmesão, existe a opção de maionese de alho e molho de pimenta, receitas caseiras e sucesso da casa.

Receita criada há mais de cinco anos, a "porpeta" é o segundo prato mais pedido do local, só fica atrás da famosa panceta. "Chego a fazer uns 30 pedidos por dia. Não pode faltar de jeito nenhum." Um dos segredos do sucesso, de acordo com ele, está no tipo da carne usada e dos temperos. "Sempre escolho uma carne de primeira para fazer a carne moída mais macia. Depois, acrescento ovos, farinha de trigo e vários temperos (como cebola, alho e cheiro verde), para fazer a massa que vão virar bolinhas bem generosas", pontua. Bolinha feita, é hora de empanar e fritar em óleo bem quente. "Assim, ela fica sequinha por fora a macia por dentro."

A receita, ele diz que foi inspirada em um bolinho de um bar antigo da cidade, cujo dono é falecido. "Sempre que eu ia a esse bar, gostava de comer o bolinho. Pedi a receita para a esposa dele e tentei fazer, mas não ficou bom como o original. Depois de um tempo, fui testando com outras combinações, meu tempero e cheguei a esta receita que faço até hoje." A porção está disponível em duas versões: inteira, com 22 unidades, ou meia, com 12 unidades, que serve duas pessoas como aperitivo.

Serviço:
Bar do Paulista (Rua Jorge Velho, 221).
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 22h, sábado das 9h às 19h e domingo das 10h às 15h.

Almôndega, R$34,00 (porção inteira) ou R$ 17,00 (meia porção).