Imagem ilustrativa da imagem A reinvenção da escola



As crianças não estão muito interessadas em entender a infância. Elas estão empenhadas em vivê-la. O entendimento geralmente fica a cargo dos adultos que no passado viveram a infância.
A valorização da infância como importante vivência deu origem a várias experiências educacionais. Uma dessas experiências está retratada em "A Nossa Escolha – Uma Escola em Verso e Reverso", livro de Mira Roxo e Ligia Sokolowski que será lançado na quarta-feira (22) em Londrina.
A obra traz a memória afetiva da escola S.e.t.a. (Sensibilização, Educação, Trabalho, Atualização) fundada em Londrina no início da década de 1980. Uma das melhores experiências educacionais do Brasil nas palavras da arte-educadora Ana Mae Barbosa.
"A Nossa Escolha" apresenta a afetividade do processo de desenvolvimento de uma pedagogia onde toda criança é respeitada em seu aprendizado individualizado como ser humano.
Formado por poemas, fotos e vídeos, o livro retrata o processo que acontece nas mãos das crianças. O aprendizado como vivência, como experiência da ação.
Versos e imagens oferecem uma viagem quase onírica sobre a criança em seu pleno estado de brincar. Onde brincar também é aprender, pensar, sentir, interagir, conviver, contestar, refletir, enfim, fazer parte do mundo de maneira plena.
"A Nossa Escolha" celebra a reinvenção da escola. A vivência da escola como experiência de vida. Mira Roxo e Ligia Sokolowski revelam que é possível uma nova experiência educacional. Uma experiência que deixa de ser experimental para se tornar a escolha por uma infância iluminada.

Imagem ilustrativa da imagem A reinvenção da escola
| Foto: Imagens: Reprodução



Serviço:
"A Nossa Escolha – Uma Escola em Verso e Reverso"
Autor – Mira Roxo e Ligia Sokolowski
Editora – Kan
Páginas – 128 + DVD

Lançamento:
Quarta-feira (22)
Horário: 19 horas
Local: Bar Valentino (Av. Pref. Faria Lima, 486)